16 de maio de 2023, 10:49

Bombeiros resgatam corpo de idosa atacada por abelhas em Estância


Publicada em 10/01/2018

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) atendeu, no início da tarde da última terça-feira (09), no Povoado Porto do Mato, em Estância/SE, uma ocorrência envolvendo ataque de abelhas africanas. Uma idosa de 73 anos, catadora de aratu, morreu após ser atacada por um enxame, enquanto trabalhava no mangue. A nora dela, que a acompanhava, conseguiu escapar e pedir socorro.

Os bombeiros do 2º Grupamento do CBMSE, sediado em Estância, percorreram um caminho de 3 km até a entrada do mangue. Eles receberam a informação apenas de onde a idosa tinha sido atacada e iniciaram as buscas. A vítima foi encontrada caída, já sem sinais vitais, com o corpo coberto de ferroadas, a 50 metros da colmeia. A equipe de resgate caminhou por mais 200 metros, transportando o corpo em sentido contrário ao enxame, até sair no Povoado Porto N’Angola.

De acordo com o sargento BM Raimundo dos Santos, que participou do resgate, as abelhas estavam muito agressivas e atacaram também a guarnição. “Esta raça de abelha é considerada a mais perigosa. Mesmo protegidos com roupa de apicultor vestida por cima do fardamento, dois bombeiros receberam picadas na cabeça e no corpo. Dois apicultores entraram conosco no mangue, para dar apoio. Além das abelhas, o manguezal foi outro fator que dificultou o resgate. No trajeto de saída, em que o mangue começou a ficar mais fundo, nossas pernas atolaram na lama. Mas conseguimos seguir adiante. Recebemos a informação de que há naquele mangue quatro enxames grandes e de que a comunidade local tem conhecimento da existência deles. Tenho quase 30 anos de bombeiro e esta é a primeira ocorrência desta natureza, de resgate de corpo de vítima morta por picada de abelhas”, ressalta.


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress