17 de maio de 2023, 08:43

Bombeiros resgatam três pessoas perdidas na Serra de Itabaiana


Publicada em 29/01/2018

Profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) resgataram, no final da tarde do último domingo (28), por volta das 17h, na Serra de Itabaiana/SE, uma adolescente de 12 anos e um casal de jovens de 17 e 26 anos, que tinham se perdido na mata enquanto tentavam voltar de uma trilha. Os bombeiros foram acionados pouco antes das 14h e o trabalho de buscas foi realizado em parceria, por equipes do 3º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

De acordo com o subtenente BM Edilson dos Santos, que integrou o grupo de resgate, o local em que os jovens estavam era de difícil acesso, mas felizmente era possível captar sinal de celular e internet. “A sorte deles é que o ponto onde estavam tinha sinal de celular e o rapaz ligou pedindo socorro. Tem muitos lugares na Serra que não tem sinal de telefonia. A trilha que eles seguiram, conhecida como trilha do ciclista, não é uma trilha aberta e possui uma bifurcação. Quando começaram a retornar, pegaram uma trilha errada e entraram mata adentro”, explica.

As vítimas foram orientadas a permanecer no local em que estavam, para evitar se afastarem ainda mais do início do percurso. Segundo o comandante de aeronave do GTA que atuou na ocorrência, major BM Fernando Argollo, a força do vento dificultou o resgate. “Estava difícil controlar o pairado porque o vento estava com mais de 30 km/h, mas achamos os três e compartilhamos a localização pelo whatsapp. Um de nossos tripulantes deslocou-se por terra para o local com os demais bombeiros. Enquanto isso, ficamos voando sobre as vítimas, para ajudar a guarnição a se deslocar na direção certa”.

Apesar de morar no município de Itabaiana, o trio não conhecia a trilha, só tinha ouvido falar do percurso e arriscou fazer o passeio. O subtenente Edilson diz que casos como este acontecem com frequência na Serra e que é preciso que se tomem certos cuidados antes de se aventurarem em trilhas na mata. “A dica é aproveitar o passeio com segurança. Para fazer trilha, é preciso estar acompanhado por um guia com experiência, para não se perder em local desconhecido. Também é importante calcular o tempo de ida e volta, para finalizar a trilha antes de anoitecer, e levar um celular com bateria carregada, para, caso se perca, acionar o socorro pelo telefone 193 e enviar a localização para facilitar o trabalho dos bombeiros”, ressalta.