17 de maio de 2023, 11:02

Bombeiros resgatam vítima presa nas ferragens após carro cair em ribanceira


Publicada em 28/01/2019

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) resgataram, por volta das 11h30 do último sábado (26), em Laranjeiras/SE, o condutor de um carro que perdeu o controle da direção do veículo e caiu em uma ribanceira, colidindo com uma árvore. A vítima ficou presa nas ferragens, precisando ser socorrida com equipamentos de resgate veicular e apresentando fratura interna no braço esquerdo e fratura exposta na perna direita.

De acordo com o sargento BM Cleber Andrade, que integrou a equipe de salvamento, o resgate durou cerca de 30 minutos, porque foi preciso fazer uma linha de vida, com instalação de cordas e ancoragens, para descer o material pesado a ser usado, e por conta das dificuldades para transporte da vítima, que precisou ser levada até o alto do barranco por meio de uma maca de titânio, até ser entregue aos cuidados da equipe do Samu.

“Nosso objetivo foi extrair a vítima de forma segura e com eficiência no menor tempo possível. Além do desencarcerador, usamos o guincho da viatura para estabilizar o veículo e evitar que ele descesse ainda mais. Empregamos a técnica da ‘grande porta’, em que retiramos as duas portas e toda a coluna B, que fica ao lado do motorista. Também foi feita a expansão do painel (manobra que afasta todo o painel). A extração da vítima foi por ângulo 0º, sendo movimentada no sentido da cabeça, de baixo para cima, evitando-se fazer o giro (de forma que a coluna vertebral não sofra flexão frontal, posterior ou lateral)”, explica o sargento.

Por Danielle Azevedo