19 de maio de 2023, 10:14

Bombeiros são homenageados na 13ª edição do Cortejo de Santa Bárbara


Publicada em 04/12/2020

Na manhã desta sexta-feira (04), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) recebeu o tradicional Cortejo de Santa Bárbara, realizado pela Associação Luz do Oriente (A.L.O) em parceria com o Ilê Yátassytaoo Ifá Enibalé. O Cortejo, que se iniciou na Associação, localizada no Bairro Industrial, em direção ao Quartel do Comando Geral do CBMSE, localizado na Rua Siriri, Centro de Aracaju/SE, foi adaptado para o modelo de mini carreata, como medida de prevenção contra o avanço do coronavírus. 

Em sua 13ª edição, o Cortejo de Santa Bárbara é uma manifestação cultural e religiosa, anualmente aguardada pelos aracajuanos, em celebração ao dia da Santa que dá nome ao evento e que é considerada a padroeira dos bombeiros e dos mercados. Uma viatura do CBMSE conduziu a imagem de Santa Bárbara rodeada de flores, acompanhando o cortejo religioso por todo o percurso programado. 

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José, agradeceu a homenagem prestada aos bombeiros. “A corporação recepciona esse cortejo de coração aberto por entender que essa homenagem é em razão do orixá Iansã/Oyá ser a orixá do fogo, do trovão, do relâmpago, e obviamente ter uma relação direta com os bombeiros. Portanto, somos gratos em receber essa energia de positividade, independente do credo”, relatou. 

“A importância do nosso cortejo é homenagear os bombeiros tendo em vista que eles fazem parte de uma corporação que sai para defender as vidas humanas. Para nós, esta data é de suma importância porque Santa Bárbara também é padroeira da Associação Luz do Oriente, e trazendo para a religião de matriz africana, ela é Iansã, senhora rainha do fogo, raio e trovão”, informou a presidente da Associação, yalorixá Tassytaoo.

Por: Vitória Lima