12 de maio de 2023, 11:06

Bombeiros são homenageados no 7º Cortejo de Santa Bárbara


Publicado em 04/12/2015

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) recebeu, nesta sexta-feira (04), uma homenagem pelo Dia de Santa Bárbara, considerada a padroeira dos bombeiros e dos mercados. Um caminhão de combate a incêndio acompanhou o cortejo religioso, conduzindo a imagem da Santa, do Bairro Industrial até o Quartel do Comando Geral do CBMSE, na Rua Siriri, Centro de Aracaju/SE.

Cerca de 200 pessoas acompanharam o Cortejo de Santa Bárbara, que está em sua 7ª edição. Além da procissão, a Associação Luz do Oriente, organizadora do evento, distribuiu acarajés e caruru em frente à corporação e realizou no pátio do quartel apresentações artísticas, com cânticos e dança em homenagem a Iansã, orixá das religiões de matriz africana sincretizada com Santa Bárbara, do catolicismo.

De acordo com a yalorixá Rita Tassitaô, presidente da Associação, o objetivo do cortejo é “mostrar esse sincretismo de maneira liberta, diante da sociedade sergipana, na luta contra a intolerância religiosa, além de promover o encontro ecumênico entre pessoas de religiões diferentes e valorizar os bombeiros, que desempenham seu trabalho com muita seriedade e amor às suas profissões”.

O cortejo saiu do Bairro Industrial, em direção ao Mercado Central de Aracaju, para homenagear os feirantes e comerciantes. Em seguida, percorreu as ruas do Centro até chegar no quartel do Corpo de Bombeiros, onde prosseguiram as homenagens. Ao final das apresentações, uma pomba foi solta, simbolizando um pedido de paz e a importância do combate ao racismo e à intolerância religiosa.

O comandante do CBMSE, coronel BM Regnaldo Dória, que recebeu do cortejo um troféu ‘Prova de Fogo’, agradeceu à homenagem e ressaltou a necessidade do respeito a todas as religiões. “Deus é um só”, ressaltou.