10 de maio de 2023, 09:59

Bombeiros são pouco acionados até o momento no Pré-Caju


Publicado em 21/01/2011

O Corpo de Bombeiros registrou até o momento poucos atendimentos durante a primeira noite de Pré-Caju 2001. Os primeiros casos são de embriguez, em que as vítimas, dois adolescentes foram socorridos próximo ao Calçadão da 13 de Julho e conduzidas ao posto do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192 Aracaju), no Parque da Sementeira. o garoto estava próximo à avenida Francisco Porto, enquanto a menina, nas imediações do Mirante.

 

Prevenção

De acordo com o tenente-coronel Hermes Rodrigues, os outros dois atendimentos foram de prevenção a incêndio e a desabamento. Os militares foram acionados quando uma arquibancada particular apresentou balanço fora do normal, mas ninguém se machucou. Uma equipe esteve no local e fez a vistoria das instalações, nao encontrando maiores problemas. Na outra chamada, um fio que fornecia energia para barracas de bares apresentou um princípio de incendio. Os soldados isolaram o local, controlaram o fogo e localizaram o eletricista responsável, que contornou o problema.

 

Estrutura

Por noite, o Corpo de Bombeiros emprega um efetivo de 120 militares, que são distribuídos ao logo de todo o percurso. Quatro setores foram instalados para facilitar o atendimento ao público. São disponibilizadas equipes especiais para atividades de combate a incêndio, salvamentos terrestre e aquático, atendimento pré-hospitalar e uma equipe exclusiva para realizações diárias de vistorias técnicas em toda a estrutura da festa.

Durante os quatro dias de festa, são utilizados 14 veículos: quatro viaturas de combate a incêndio, que ficam dispostas em áreas estratégicas da festa; um veículo equipado com material de busca e salvamento para socorro de vítimas; duas unidades de resgate, utilizadas para o transporte emergencial de feridos; uma lancha para efetuar a prevenção no estuário do rio Sergipe; quatro motocicletas usadas no trabalho de motosocorrismo e dois carros usados para o serviço administrativo.

“Outra novidade para esta edição do Pré-Caju é a implantação de patrulhas de bombeiros que estão transitando por toda extensão da festa, aumentando a nossa cobertura. Essas patrulhas se comunicarão com os setores e entrarão em ação caso aconteça qualquer tipo de ocorrência”, acrescentou o tenente-coronel Hermes.