4 de novembro de 2022, 09:30
Bombeiros sergipanos participam de curso em Santa Catarina
O major BM – Gideão Oliveira e o sargento Roberto Bastos foram os representantes sergipanos no 1º Treinamento Nacional de Combate a Incêndios Estruturais, com foco na tática de Ventilação por Pressão Positiva (VPP). O evento encerrado na última quinta-feira, 23, teve duração de três dias e contou com a participação de 16 Bombeiros Militares de diversos Estados do país como: Alagoas, Bahia, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Durante as atividades foram realizadas instruções teóricas e práticas sobre o comportamento dos incêndios em ambientes confinados, fenômenos dos incêndios, estratégias e táticas de operações de combate a incêndios, padrões de ventilação, estratégias, táticas e teoria da ventilação por pressão positiva e o protocolo de atuação com o uso da referida técnica.
A proposta do curso foi disseminar a estratégia da técnica de ventilação em incêndios confinados. Como Santa Catarina vem trabalhando há muito tempo a estratégia de ventilar antes de combater o incêndio a idéia foi de aperfeiçoarmos essa técnica para o CBMSE, ressaltou o major BM Gideão Oliveira.
“A diferença entre os quartéis de Sergipe e de Santa Catarina é que eles utilizam a técnica de ventilação mais do que a gente, por isso a importância desse curso para a guarnição sergipana. Santa Catarina tem todo um protocolo específico para o trabalho com ventiladores. A função desta técnica é combater o incêndio através do controle da ventilação, ou seja, nós manipulamos o fogo com o ar. A grande proposta é ajudar a combater o foco do incêndio”, destacou Gideão.