10 de maio de 2023, 11:30

CANIL CONTA COM MÉDICA VETERINÁRIA E TEM DIA DE VACINAÇÃO


Publicado em 10/07/2013

 

Dando continuidade ao desenvolvimento do serviço de Busca Resgate e Salvamento com Cães (BRESC), o canil do CBMSE atualmente dispõe de seu efetivo canino composto por seis cães, que juntamente com seu respectivo Bombeiro Militar condutor, formam o que chamamos de “Binômio Operacional”, ou seja, é a atuação conjunta do homem e o cão, pois cada cachorreiro conduz e treina o seu “melhor amigo”, e cada operação é destinada a cada binômio, o que expressa  uma combinação perfeita, entre esses dois seres vivos, que formam um poderoso instrumento.

O Corpo de Bombeiros de Sergipe dispõe deste serviço na execução de suas tarefas e no auxílio a outros órgãos públicos, caracterizado pela eficiência e variabilidade na diversidade de ocorrências geradas no dia-a-dia da sociedade.

Na última sexta-feira (05), o canil deu um grande passo em relação às ações de profilaxia e bem-estar dos cães, contando atualmente com a presença e o profissionalismo da médica veterinária da EMDAGRO, Dr. Ana Paula Barros, a qual se disponibilizou a prestar seus serviços e ser a responsável técnica pelos cães, dando orientações quanto ao manejo, profilaxia e higiene dos animais do canil do CBMSE. Incluindo, ainda, a higienização das instalações, bem como o bem-estar de cada animal.

Na sua última visita, a Dr. Ana Paula procedeu a vacinação dos cães, que hoje contam com um acompanhamento e registro individualizado em cada pasta, contendo o Plano de Vacinação Anual, o Plano de Vermifugação Anual, o Plano de Tratamento de Enfermidades e Pragas e o Receituário Médico.

Pensando em desenvolver ainda mais o canil do CBMSE, o TEN Carvalho, juntamente com toda sua equipe, planeja promover cursos na área de Cinotecnia destinados àqueles amantes de cães, bombeiros militares que possuem cães e que queiram ter uma melhor relação com seu canino em casa, bem como àqueles que têm por finalidade aprimorar técnicas de resgate com o uso da ferramenta cão e aperfeiçoar as ações do BRESC, o credenciando a se tornar um condutor de cão de busca e salvamento, dando um melhor atendimento à sociedade.

 

Fonte: ASCOM CBMSE