10 de maio de 2023, 10:49

CANIL DO CBMSE ESTÁ PRÓXIMO DE INAUGURAÇÃO


Publicada em 15/10/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O grupamento de Nossa Senhora do Socorro/SE teve uma ótima iniciativa. Uma reforma na infra-estrutura do prédio, criando condições para condicionar o efetivo canino, já está mostrando o resultado do trabalho efetuado pelos militares do canil. Atualmente comandado pelo 2º Ten Carvalho, a guarnição é composta pelo Sgt. Elielson, Sgt. Ezequiel, Sgt. Genival e Cabo Garcia.

Desde tempos remotos, o homem, se utiliza das capacidades específicas de cada animal para suprir suas próprias deficiências. No caso dos farejadores, trata-se de um nariz com até 250 milhões de células sensoriais olfativas, 50 vezes mais potente que o nariz humano, composta por 5 milhões dessas células.A capacidade de trabalho de um cão farejador para localizar pessoas equivale a 20 homens desempenhando a mesma função de busca, sendo que o animal pode realizar a tarefa em um tempo muito menor. Sob ordens do Comandante Geral e Diretor Operacional, dois militares se deslocaram para o Estado da Bahia, 2º Ten. Carvalho e Sgt. Elielson, e participaram do curso BRESC (busca, resgate e salvamento com cães). Com a finalidade de promover o crescimento do Canil do CBMSE, além da aquisição e atualização do conhecimento técnico, a construção de um local com ambiente propício para o desenvolvimento e condicionamento dos cães. De acordo com o Ten. Carvalho, “O objetivo é contribuir para a efetivação da busca e resgate em vitimas de desabamento, em estruturas colapsadas, submersas, pessoas perdidas, apoio em eventos com grande aglomeração de pessoas, auxiliar a polícia civil na busca de cadáveres, entre outros”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualmente com 02 labradores, contudo na perspectiva de mais 03 cães nos próximos dias, decorrente da parceria com o Corpo de Bombeiros da Bahia e crias, estão alocados no Canil da Clínica São Lázaro, cedido, gentilmente, pelo Dr. Souza. A construção está em fase de acabamento e deve ser inaugurado nas próximas semanas. Local estratégico, por contar com área verde próxima e local pra treinamento e aperfeiçoamento dos cães, estrutura montada com o apoio do comandante do 5º GBM Maj. Junior e Sub. Cmt. Cap. Oliveira. “ A estrutura construída já tem o reconhecimento de várias corporações, como a Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul, e contará com 05 (cinco) boxes, lotados de solário e sombra, sala administrativa, almoxarifado, enfermaria, área de banho, treinamento e socialização( contando, inclusive com área subterrânea e túnel). A estrutura montada vai desenvolver, ainda mais, o nível de desempenho técnico, na resposta a determinadas ocorrências que se julguem necessárias a atuação canina, potencializando a eficiência no atendimento, já reconhecidos e testemunhados nas ocorrências de grande relevância em todo país”, afirma o Ten. Carvalho.


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress