9 de maio de 2023, 10:01

CBMSE conclui curso de Resgate Veicular para 32 bombeiros de Sergipe e outros Estados


Publicado em 31/01/2009

Por
Dinah Menezes

Diminuir o tempo resposta no resgate em acidentes automobilísticos com vítimas presas em ferragens. Esse foi o objetivo do curso de Resgate Veicular concluído na última sexta-feira, dia 30 de janeiro, por 32 bombeiros dos Estados de Sergipe, Mato Grosso e Bahia. O curso foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), através do 3º Grupamento Bombeiro Militar, e a solenidade de encerramento aconteceu na Câmara de Vereadores de Itabaiana, com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Os participantes passaram por uma semana intensiva de treinamento para que pudessem realizar em um tempo máximo 12 minutos o resgate veicular, que consiste no desencarceramento da vítima, ou seja, a retirada das ferragens que estão prendendo a mesma no interior de um veículo colidido, para que ela possa ser extraída e receber o atendimento pré-hospitalar adequado.

“Na prova prática nós fizemos a simulação do resgate veicular e teve equipe que chegou a fazer em 7 minutos e meio. A que fez em maior tempo foi em 11 minutos e 54 segundos. Para nós isso é muito gratificante e com certeza o objetivo foi alcançado”, avalia o coordenador do curso, tenente João Adauto.

O comandante geral do CBMSE, coronel Reginaldo Santos Moura, ressaltou na solenidade a busca pela atualização dos integrantes da corporação. “Nós do Corpo de Bombeiros estamos sempre buscando novos conhecimentos e o resultado disso, de mais esse curso, vai ser visto na prática em Itabaiana e em todo o Estado de Sergipe na melhor prestação de serviço à comunidade”, afirmou.

Opinião que é compartilhada pelo soldado Edmilson Santos Leite. “Com cursos como esse nós adquirimos um conhecimento específico e poderemos de forma mais rápida, precisa e padronizada atender às vítimas num acidente automobilístico”, apontou.

Expectativas superadas também para os participantes de corporações dos outros Estados. “Quero cumprimentar o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Sergipe pela oportunidade e pela disponibilidade de fazer um curso desse tipo, com vagas para pessoas de outros estados. Quero também fazer uma homenagem aos instrutores, em especial aos coordenadores, os tenentes João Adauto, Moura e Argollo, dos melhores oficiais que eu vi até hoje nos meus quinze anos de carreira. Os senhores estão a frente de muitos Estados. Parabenizo também o coronel França pelo trabalho aqui em Itabaiana. Por fim, quero dizer que foi uma jornada muito puxada, que exigiu muita dedicação, mas o conhecimento que nós estamos levando não tem preço”, declarou o major Aloísio Metelo, do Estado do Mato Grosso.

O curso aconteceu de 26 a 30 de janeiro, totalizando 68 horas-aula. Os instrutores foram do quadro do CBMSE e ministraram disciplinas como “Gerenciamento de riscos”, “Dinâmica de acidentes automobilísticos”, “Princípios de Resgate”, entre outras.

Essa é a terceira turma formada pelo CBMSE, que foi pioneiro no Norte/Nordeste na realização de um curso na área de Resgate Veicular em 2007. Para a realização desse curso, o CBMSE contou com o apoio da Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Inclusão da Assistência e do Desenvolvimento Social, Casa Civil, Assembléia Legislativa, Divisão de Transportes da SSP/SE, PMSE, 3° BPM/PMSE, CSM/PMSE.


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress