16 de maio de 2023, 10:39

CBMSE dá início à terceira turma do CHOA 2017


Publicada em 30/10/2017

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou, na manhã desta segunda-feira (30), no auditório do quartel central em Aracaju/SE, a aula inaugural da terceira turma do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA) 2017, que habilita subtenentes a ingressarem na carreira de oficiais da corporação. O curso terá duração de aproximadamente 22 semanas, com encerramento previsto para o mês de março de 2018. A turma é composta por 18 subtenentes do CBMSE, sendo 15 do quadro de combatentes e 03 condutores/operadores de viaturas.

Serão três módulos de ensino, abrangendo 26 disciplinas de diversas áreas de atuação dos bombeiros e totalizando uma carga horária de 737 horas aulas, sendo 594 em regime presencial e outras 143 semipresenciais. Dentre as disciplinas que compõem a grade curricular estão: gestão de recursos humanos; noções de direito; sistema de comando de incidentes; segurança e proteção contra incêndio; técnica e tática de salvamento; atendimento pré-hospitalar e resgate veicular.

Durante a aula inaugural, o comandante do CBMSE, coronel BM José Erivaldo Mendes, destacou que o comando não tem medido esforços para a realização dos cursos, a exemplo do que ocorreu com as duas turmas anteriores do CHOA. “Eu fiquei muito feliz com o padrão das instruções das demais turmas e por conhecer bem a equipe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução (DEPI), tenho certeza que a qualidade e as condições serão garantidas exatamente como ocorreu com as demais. Esperamos que, ao final do curso, com base nos méritos de cada um, estejam todos habilitados a ascenderem à carreira do oficialato conforme os quadros permitirem”, afirmou o coronel Mendes.

Também estiveram presentes na aula inaugural o subcomandante do CBMSE, coronel BM Gilfran Mateus; o diretor de Pessoal, Ensino e Instrução, tenente-coronel BM Isaú Júnior; o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução (DEPI), major BM Wesley Melo e integrantes de sua equipe.