19 de maio de 2023, 08:33
CBMSE dá início ao Programa de Preparação para Reserva
Publicada em 31/01/2020








Na manhã desta sexta-feira (31), foi realizada, no auditório do Quartel Central Geral (QCG), a abertura da 1º Edição do Programa de Preparação para a Reserva Remunerada, denominado “Reformação”, buscando valorizar os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).
A coordenação do programa é composta pela tenente Rosângela Gomes e pelos sargentos Roberta Amora, Genisson Sabino, Arikleber Freire e José Marcelo Barreto. O programa conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, que trabalha temas relacionados aos aspectos jurídicos, financeiros, previdenciário, saúde física e mental, sentido da vida, entre outros.
Foram abordados durante a palestra temas como autoconhecimento, identidade e valores pessoais, o significado e o sentimento do trabalho e a reforma propriamente dita, com a palestra “Qual o propósito da sua vida?”, ministrada pelo mestre em Ciência da Educação André Cavalcanti, que é profissional coach e mentory coach em segurança do trabalho e em educação profissionalizante.
“É importante entender que os moldes antigos de trabalhos têm várias falhas. Uma delas é a falta de preparação para o afastamento das atividades. Nunca esperamos que isso aconteça com a gente e muitas vezes não nos preparamos para isso. Não quer dizer que vamos deixar de fazer o que amamos. A ideia da palestra é essa: como podemos nos adequar a esses novos moldes dessa geração e como aproveitar todo o conhecimento em prol da sociedade. Muitas vezes achamos que é o fim, mas é um novo começo” , explica Cavalcanti.
A reserva remunerada é uma das mais difíceis mudanças. Para a tenente Rosângela Gomes, é um tempo de reflexão e de preparação. “É importante identificar o perfil e as expectativas dos militares, debatendo sobre temáticas e conflitos atrelados ao processo de reforma e seus possíveis impactos. No dia 14 de fevereiro, teremos o primeiro encontro com os militares que estão no grupo dos bombeiros próximo à reserva remunerada. Será um total de oito encontros. Um a cada 15 dias”, explica.
Segundo o comandante-geral do CBMSE, coronel Gilfran Mateus, esse programa é um cuidado que o comando está tendo com os militares, visando ajudar no desenvolvimento pessoal para a reserva, proporcionando uma melhor qualidade de vida nessa nova etapa. “Esse trabalho surgiu para que tenhamos uma atenção maior aos militares que estão próximos à reserva, dando uma oportunidade de planejar o futuro. Passamos cerca de 30 anos na corporação e aqueles que não se preparam para ir à reserva apresentam dificuldades logo após a inatividade. Muitos acabam desenvolvendo depressão e outras doenças. O objetivo principal é orientar os militares sobre a necessidade de se preparar para que tenham dias melhores, após passar para a reserva remunerada”, frisa o comandante.
Por Brunno Carvalho