18 de maio de 2023, 10:10

CBMSE divulga balanço da “Operação Tiradentes” 2019


Publicada em 26/04/2019

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) divulgou na manhã desta quinta-feira (25) os resultados da Operação Tiradentes em Sergipe, realizada sob a coordenação do Conselho Nacional de comandantes-gerais das Polícias e dos Corpos de Bombeiros (CNCG-PM/CBM) de todas as unidades federativas do Brasil, na última quarta-feira (24).

Durante as 24 horas da operação, destacou-se o emprego de 25 bombeiros que trabalharam exclusivamente para realizar vistorias nos centros comerciais da capital e de cinco municípios do estado de Sergipe. Os centros comerciais tiveram o principal foco na operação, por registrarem um maior índice de ocorrências de incêndios, dando ênfase às fiscalizações em locais que não possuem Atestado de Regularidade e as vistorias em estabelecimentos que estão com processos pendentes junto ao CBMSE.

Foram realizadas no total 272 vistorias em estabelecimentos comerciais, sendo que os que estavam em situação irregular, os responsáveis foram notificados e orientados a cumprir as medidas de segurança contra incêndio. Em caso de descumprimento no prazo determinado pelo vistoriador, a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) emitirá o termo de multa, e os proprietários terão um prazo de cinco dias para recorrer. Nestas situações, o Corpo  de Bombeiros irá verificar se há necessidade de interdição ou isolamento parcial do estabelecimento.

Além dos registros das vistorias, foram contabilizadas 30 ligações para atendimento via 193, bem como foram realizadas 16 ações preventivas e educativas, que consistem em levar orientações básicas ao cidadão, proporcionando à sociedade conhecimentos e dicas de prevenção de acidentes e preparando a comunidade para agir corretamente em casos de sinistro.

A Operação Tiradentes, através de uma ação conjunta entre as polícias e bombeiros militares do Brasil, demonstra a relevância do trabalho da Segurança Pública, trazendo para a população em geral, uma maior tranqüilidade, comprovando a importância da intervenção e prevenção, que podem salvar vidas e minimizar danos à sociedade.

Por: Brunno Carvalho


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress