19 de julho de 2024, 13:12
CBMSE encerra 5a Semana Salvando Salvadores com debates sobre qualidade de vida dos bombeiros militares
A qualidade de vida dos bombeiros militares esteve em debate durante a 5a Semana Salvando Salvadores, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), através do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO). O evento foi encerrado na manhã desta sexta-feira (19), no Quartel Central, com relatos de experiência sobre o atendimento à ocorrência de desabamento após explosão no bairro Santo Antônio, em Aracaju, no dia 31 de dezembro de 2023.
Foram tratados aspectos de diversas áreas do Corpo de Bombeiros, com relatos de profissionais especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC), Perícia de Incêndio e Explosão, além dos representantes da Defesa Civil Municipal e da Estadual. Na oportunidade, o Núcleo de Saúde Ocupacional apresentou o trabalho que foi realizado voltado à saúde mental da tropa após a ocorrência.
Entre os assuntos abordados relativos à ocorrência estiveram a importância do trabalho em conjunto dos órgãos, do gerenciamento de riscos e da especialização dos bombeiros nas diversas áreas. “Esse evento tem uma importância grande para todos nós bombeiros, para dar espaço para discussões, relatos de ocorrência. Isso engrandece e enriquece o nosso conhecimento”, apontou o subtenente Josival Melo.
O evento teve início no dia 16, com palestras sobre treinamento físico e a a importância da saúde ocupacional para os profissionais de segurança pública. Já os dias 17 e 18 foram dedicados a oficinas com os temas “A prática de exercícios físicos como estratégia de boa saúde”, “Comunicação de más notícias”, “Autocuidado com práticas integrativas” e “Estratégias de intervenções de emergência envolvendo veículos eletrificados”.
“Essa quinta edição superou as expectativas em termos de público. Esse ano nós focamos no autocuidado, que foi uma temática sugerida pelos próprios bombeiros. Além disso, buscamos valorizar os profissionais da casa, aproveitando a expertise deles para compartilhar seus conhecimentos. Então nossa avaliação é de que o objetivo foi alcançado”, afirmou a coordenadora do NSO, capitã Rosângela Gomes.
Por: ASCOM/CBMSE