9 de maio de 2023, 09:21

CBMSE forma mais uma turma do curso de Guardião de Piscina


Publicado em 10/11/2008

Por  Dinah Menezes

Preparar pessoas para atuar na segurança de piscinas em hotéis, clubes, escolas e academias. Esse é o objetivo do Curso de Guardião de Piscina, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Este mês mais uma turma foi formada, recebendo certificado e carteira válida em todo território nacional.

O curso vem sendo realizado desde o ano de 2004, motivado pela lei estadual 4.699, que tornou obrigatória a presença do guardião de piscina nesses estabelecimentos, depois do registro de algumas mortes por afogamento.

Para fazer o curso é preciso ter o primeiro grau completo e passar por um teste de natação. “São 120 horas-aula, com disciplinas como primeiros-socorros, salvamento aquático, leis e regulamentos, educação física, entre outras”, afirmou o sargento Sinério, um dos instrutores do curso.

Além de proporcionar segurança às pessoas que frequentam piscinas, o curso vem abrindo portas no mercado de trabalho para muitas pessoas. “O curso é muito bom e os instrutores muito preparados. Agora sei que vou ter mais facilidade para conseguir um emprego e já tenho alguns locais em vista”, disse Elson dos Santos Feitosa, um dos 18 alunos formados nessa turma.

Depois da conclusão do curso, a cada dois anos os alunos passam por uma atualização. “É necessário esse acompanhamento, principalmente para atualizar os alunos sobre mudanças nos protocolos de primeiros-socorros”, esclarece o sargento Sinério.

Ainda segundo o sargento, a programação do CBMSE é para a realização anual de dois cursos na capital, além de alguns no interior do Estado, a exemplo de cidades como Própria, Itabaiana e Neópolis, que já contam com guardiões de piscina formados.