17 de maio de 2023, 11:16

CBMSE inicia Curso de manejo com abelhas para militares


Publicada em 05/02/2019

Iniciou na manhã desta terça-feira (5), o mini curso de manejo com abelhas da espécie européia (Apis Mellifera), realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Federação Sergipana de Agricultores e Associação Sergipana de Apicultores.

De acordo com um dos cooperadores do curso, o tenente José Luiz dos Santos Filho, o treinamento está sendo ministrado semestralmente por professores, técnicos e estudantes do campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. E terá duração de oito horas. As aulas teóricas iniciaram no Quartel do Corpo de Bombeiros, sendo que as aulas práticas serão realizadas em capturas de enxames programadas na área do campus e ou utilizando as próprias ocorrências em Aracaju.

“O curso contempla o terceiro pilar, que é a capacitação do bombeiro, fazendo uso do sistema de aspiração. O nosso alvo central é a redução do extermínio dessas abelhas e aumentar o número de capturas preservando a espécie” explica.

O objetivo do Treinamento é qualificar os homens e mulheres dos bombeiros do estado de Sergipe para atenderem adequadamente às chamadas de retirada de abelhas de locais públicos e privados. A preocupação se baseia no fato de que, quando solicitados para a retirada de abelhas nesses locais, elas não sejam exterminadas, e sim capturadas e resgatadas de maneira ecologicamente correta e enviada para um apiário.

Segundo o professor do IFS, o doutor em Comportamento e bem-estar animal, e uns dos responsáveis pelo projeto, Wilames Gomes dos Santos, ressalta que é de extrema importância os Bombeiros terem um contato maior com as abelhas. “Na parte teórica estamos falando da biologia da abelha, comportamento, reprodução, anatomia e a parte de primeiros socorros. Na prática iremos capturar enxames em ocorrências ou no próprio habitat natural, assim como simulações com outros enxames já capturados. Ensinando diferentes situações em que o bombeiro vai ter que agir, conhecendo equipamentos de produção e de segurança, e todo manejo em que a gente faz em um apiário, numa criação de abelhas. Dando base aos bombeiros, para que os problemas sejam resolvidos com mais facilidade” diz.

Dentre os temas abordados durante o treinamento do curso, estão: História da apicultura, biologia, organização social e desenvolvimento das abelhas Apis Melifera, abelha africanizada, principais diferenças entre Apis Melifera e abelhas nativas, povoamento do apiário, tipos de capturas e equipamentos de segurança, transporte seguro de enxames, manejo das colmeias e primeiros socorros.

Por: Bruno Carvalho


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress