12 de maio de 2023, 11:07

CBMSE orienta comerciantes quanto às medidas de prevenção contra incêndio


Publicado em 10/12/2015

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) promoveu, nesta quinta-feira (10), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Centro de Aracaju/SE, uma palestra sobre o Sistema de Combate a Incêndio e Pânico, orientando lojistas sobre a necessidade de obtenção do atestado de regularidade e adoção de práticas seguras que evitem riscos de incêndio, minimizem as probabilidades de propagação do fogo e facilitem as ações de socorro público. As orientações, que fazem parte das ações de conscientização e capacitação da Campanha ‘Por um Centro Seguro’, lançada pelo CBMSE em junho deste ano, foram passadas durante um evento realizado para distribuição da Cartilha de Prevenção contra Incêndio e Pânico em Estabelecimentos Comerciais.

Segundo o vice-diretor da Acese, Robson Pereira, após a entrega da cartilha e treinamento, o Corpo de Bombeiros fará visitas aos estabelecimentos para ajudar os comerciantes a se enquadrarem às normas e identificar possíveis problemas que ficarem pendentes. Depois de todas essas ações de orientação, começa a fase de fiscalização. “O sentimento que estamos percebendo dos empresários é que agora eles têm um direcionamento, porque até então existia uma mística de que isso era complicado e caro, de que o processo demora, de que as coisas são difíceis. Nós queremos quebrar este paradigma e mostrar que quando se quer, se faz. E quando se faz para o bem comum, é melhor ainda”, diz Robson.

Para o comandante geral do CBMSE, coronel BM Regnaldo Dória, esse trabalho educativo é importante para conscientizar os lojistas a trabalharem em conformidade com as exigências legais, para que não seja necessário autuar ou interditar nenhum estabelecimento. “Nossos trabalhos corriqueiros de fiscalização, notificação e autuação vão continuar. Se for necessário, pode haver interdição, mas não é isso que queremos. Nosso maior papel é a prevenção. O que queremos é fazer uma ação mais preventiva junto ao comércio e ao Centro de Aracaju, para evitar incêndios nessa área”, ressalta.

 

 

Com as ações preventivas, os lojistas poderão tirar dúvida quanto aos trâmites para regularização dos estabelecimentos e receber informações técnicas a respeito dos preventivos mínimos necessários de segurança contra incêndio. O chefe do Departamento de Análises da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBMSE, major BM Márcio dos Santos, explica que, dentre as preocupações do Corpo de Bombeiros, estão a “dificuldade de acessibilidade de viaturas, pois é preciso retirar obstáculos das vias que impedem o acesso das viaturas de combate a incêndio, e a proximidade entre as edificações comerciais, precisando de maior proteção contra incêndio, com instalação de preventivos como extintores, sinalização, saídas de emergência e iluminação. Outro ponto importante é que, por se tratar de edificações antigas, falta manutenção nas instalações elétricas. E nós sabemos que as maiores causas de incêndio estão relacionadas à falta de manutenção das instalações elétricas”.

Além do CBMSE e da Acese, participam da campanha a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania/Defesa Civil de Aracaju, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress