24 de maio de 2023, 10:51

CBMSE participa de capacitação realizada pela Força Nacional do SUS voltada a incidentes com múltiplas vítimas


Publicada em 31/08/2022

Acontece hoje (31) e perdura até o dia 2 de setembro a capacitação realizada pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), com o tema “Resposta a incidente com múltiplas vítimas”. O evento está sendo realizado no Del Mar Hotel, em Aracaju, e contou com a participação de 18 representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) e teve como objetivo fortalecer a atuação do setor de saúde de forma articulada com os demais atores estratégicos na resposta a eventos envolvendo múltiplas vítimas.

“Nós vemos sempre como profícua a integração entre os órgãos de pronto atendimento de todos os entes governamentais, colocando à disposição toda a sua força de imediato atendimento à população. Principalmente nos eventos onde se encontram várias vítimas como desmoronamentos, enchentes, entre outros”, destacou o subcomandante do CBMSE, coronel Luiz Henrique Melo.

A Coordenadora-geral da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde, Pâmela Moreira, falou sobre a atuação do órgão. “Nós trabalhamos com essas capacitações, desenvolvimentos de materiais orientativos para situações de emergência de saúde pública, além de missões de campo onde a gente trabalha com os Estados na assistência em situações de enchentes ou em outras situações como a pandemia também”, disse.

O evento também conta com profissionais e gestores da rede pública de saúde SUS, profissionais da rede de saúde privada, Forças Armadas, representações federais, órgãos de trânsito, Defesa Civil municipais e estadual. Entre os temas que são debatidos hoje são eles “Comunicação em cena em Incidentes em Múltiplas Vítimas (IMV)”, “Cuidados com a saúde mental do profissional pós IMV” e “Abordagem em Diferentes Cenários”.

Fotos: Sargento Fernandes

Por Ascom/CBMSE