19 de maio de 2023, 08:14
CBMSE participa do Simpósio de Abelhas do Vale do São Francisco
Publicada em 04/10/2019


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participou, nesta quinta-feira (03), do Simpósio de Abelhas do Vale do São Francisco, no Centro de Manejo de Fauna da Caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina, no sertão pernambucano.
O evento é voltado para criadores de abelhas e para quem está interessado em começar no ramo da apicultura, desenvolvendo várias atividades que abrangem sobre a importância ecológica das abelhas, como também a relação da espécie com a produção de diversos produtos para a sociedade.
Um dos representantes do CBMSE no evento, o capitão Eduardo Moura, enfatiza a importância da participação dos bombeiros no projeto SOS Abelhas durante esse evento. “Sendo a única entidade militar a fazer apresentação, diante de diversos estudiosos no assunto sobre abelha, o Simpósio nos fez ter a certeza que nosso trabalho, junto com os demais órgãos, vem sendo desenvolvido da melhor forma. E serviu também para compartilharmos experiências, outros modelos de trabalho de SOS, fazendo com que a gente possa aprimorar a qualidade do nosso serviço”, afirma.
Durante o evento reuniram-se diversos pesquisadores de renome nacional,representantes do Ministério Público, apicultores da região, secretarias municipais de meio ambiente, pesquisadores dos instintos federais do sertão pernambucano, do Baiano e de Sergipe, além de militares do corpo de bombeiros dos estados de Pernambuco, Bahia e Sergipe. De acordo com o professor Dr. Wilams Gomes, ficou evidenciado que no evento o SOS ABELHAS SERGIPE é o único que atua também com ações preventivas, com uso de caixas iscas distribuídas na região metropolitana de Aracaju, ação inovadora entre as corporações de todo Brasil, como foi destacado pelos participantes da mesa redonda. “No evento tivemos a oportunidade de participar de uma mesa redonda para discutir as ações empregadas pelos SOS Abelhas dos três estados, e ficou evidente que o SOS Abelhas Sergipe é o único projeto que conta com a participação e apoio incondicional dos apicultores sergipanos, também atuando com ações preventivas, com o uso de caixas iscas distribuídas na região metropolitana de Aracaju,” destacou o Dr. Wilams.
O projeto em Sergipe:
O projeto SOS Abelhas é um resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a Universidade Federal (UFS), o Instituto Federal (IFS) e a Federação e Associação Sergipana de Apicultores, objetivando a captura desses insetos de maneira correta, fazendo o encaminhamento a apiários, garantindo a continuidade da sua existência e fortalecendo a cadeia produtiva da apicultura de Sergipe.
No 1º ciclo, foram instaladas 110 caixas iscas em 16 locais. Com um total de 1.280 mil abelhas salvas, no período de dezembro de 2018 a março de 2019. Atuando em: Aracaju, São Cristovão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.
O 2º ciclo foi iniciado no período de setembro de 2019 e vai até março de 2020. Atuando em 13 Municípios: Aracaju; São Cristovão; Nossa Senhora do Socorro; Barra dos Coqueiros; Itabaiana, Estância, Lagarto, Propriá, Laranjeiras, Campo do Brito, São Domingo, Umbaúba e Nossa Senhora da Glória.
Por: Brunno Carvalho