24 de maio de 2023, 10:49

CBMSE participou com 40 representantes de Congresso Internacional de Urgência e Emergência em Aracaju


Publicada em 12/08/2022

O I Congresso Internacional e IV Nacional de Urgência e Emergência aconteceu em Aracaju nos dias 10 e 11 de agosto, com a participação de 40 representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE). O evento reuniu profissionais médicos e enfermeiros de grandes centros e teve como objetivo discutir e apresentar assuntos atuais na área de urgência e emergência do Brasil e no Mundo.

Quatro eixos temáticos nortearam o evento: Gestão, Assistência, Tecnologia e Ensino e Pesquisa. Foram ministradas mais de 20 palestras, com temas como “Impacto da Medicina de Emergência no cotidiano Assistencial”, “Respostas de Emergência em grandes eventos”, “Liderança e alta performance na gerência dos programas de trauma”, entre outros.

“Foi uma oportunidade de estar em contato com referências do mundo na urgência e emergência. Essa troca de experiências é de extrema importância para o alinhamento de condutas e protocolo. Cria a possibilidade de confrontar protocolos vigentes com realidades distintas”, explicou a sargento Perla Vieira, socorrista e instrutora de APH do CBMSE.

A Diretora Adjunta e Chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Instrução (DEPI) do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Carla Cristina, falou sobre a importância do evento também no que se refere a parcerias. “Nós estamos podendo ver formas de trabalhar alinhados bombeiros e SAMU, como em São Paulo. Isso é importante para pensarmos em melhorias para essa parceira do Corpo de Bombeiros enquanto Secretaria de Segurança Pública e do SAMU enquanto Secretaria de Saúde, visando unir essas secretarias para prestar um atendimento cada vez melhor à população sergipana”, afirmou.

Fotos: Sargento Edmilson Leite

Por Ascom/CBMSE