12 de maio de 2023, 10:11
CBMSE planeja ações de humanização da mente, corpo e espírito
Publicada em 13/05/2015
A equipe de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) reuniu-se, na manhã de quinta-feira (11), no Quartel Central Geral, em Aracaju/SE, com representantes do Centro de Humanização da Mente, Corpo e Espírito (Chamce). O objetivo foi dar início à implementação do Projeto ‘Abayomi’ (Alegre Encontro) na corporação, baseado em ações preventivas de cuidados no pré-natal, no parto e com o recém-nascido.
A iniciativa, que deverá acontecer entre os dias 22 e 24 de julho, no horário das 9h às 11h, no auditório do CBMSE, contará com palestras, vivências e rodas de conversas, abordando aspectos biológicos, psicológicos e emocionais. Dentre as principais questões abordadas está a importância do parto humanizado.
De acordo com a major BM Sanany Alves e o cabo BM José Marcelo Barreto, articuladores do Projeto Abayomi, o evento faz parte de uma série de atividades previstas com o objetivo de proporcionar aos bombeiros momentos de reflexão e o auto-conhecimento, auxiliando-os a traçar metas para alcançar seus propósitos de vida. “A qualidade de vida individual e coletiva será desenvolvida, trazendo um melhor preparo para a jornada de trabalho, estimulando o espírito de equipe”, explica a major Sanany.
O cabo J. Marcelo ressalta que o ato de estimular maior interação entre os bombeiros melhora o clima organizacional e aumenta a motivação das equipes no desempenho de suas funções. “Por isso, nossa ideia é realizar atividades que promovam ações de relaxamento, campanhas periódicas de prevenção de doenças, vivências educativas, palestra sobre saúde e outras”, diz.
Além da Maj Sanany e do Cabo J. Marcelo, participaram da reunião o comandante geral do CBMSE, coronel BM Regnado Dória; o sub-comandante do CBMSE, coronel BM Eduardo Carlos Pereira; as professoras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Ana Dorcas Inagaki e Rosemar Barbosa Mendes e a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Záira Moura Freitas.