16 de maio de 2023, 10:56

CBMSE realiza evento comemorativo pelo Dia Internacional da Mulher


Publicada em 08/03/2018

Informação, apresentação cultural, cuidados com a saúde e beleza, além de palestras abordando temas atuais. Assim foi a programação preparada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe para comemorar o Dia Internacional da
Mulher. O evento, que reuniu dezenas de integrantes da corporação, foi realizado na manhã desta quinta-feira, 08, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no Centro de Aracaju.

A primeira palestra do dia, intitulada “A mulher no ambiente militar e os desafios atuais”, foi proferida pelas sargentos da Polícia Militar de Sergipe, Elisângela Bonifácio e Svetilana Barbosa, respectivamente, presidente e vice-presidente da Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (ASIMUSEP). Elas abordaram as conquistas ao longo da História e os vários desafios que as mulheres continuam enfrentando no seu dia-dia, tanto em relação ao combate à discriminação quanto na busca por melhores condições de trabalho.

Elisângela ressaltou que os desafios da mulher no ambiente militar são muitos, até porque historicamente o militarismo vem de uma estrutura patriarcal. “No Brasil as mulheres passaram a compor a esfera militar apenas a partir da década de 1980, com o advento da Constituição de 1988, que exigia que houvesse uma porcentagem de acesso as mulheres nas forças armadas”, disse a palestrante.

“Com isso entramos nesse ambiente e com o passar do tempo as coisas vão se modificando, então, passamos de certa forma a incomodar, pois este ainda é um meio mais masculino. Então entramos nesse meio e começamos a desenvolver o nosso papel, querendo atuar na nossa área. Mas percebemos que ainda existe um entrave, um certo desconforto por parte de alguns colegas da instituição. Mas nada que não possa ser modificado”, salientou a sargento Elisângela.

Os temas de interesse das profissionais do Corpo de Bombeiros continuaram em destaque na palestra do professor Lúcio Marques, com o tema “A relação das mulheres com a atividade física: Questões de gênero ou fisiológicas?”. Com uma abordagem simples e direta, o professor Lúcio destacou a importância dos exercícios físicos no ambiente doméstico, profissional e de lazer. “Cada indivíduo possui limites físicos diferenciados, independente do gênero”, ressaltou o professor, ao lembrar que os benefícios da atividade física são os mesmos para homens e mulheres. “Nesse sentido não há uma distinção e o resultado é a melhora da auto-estima, autoconfiança, redução da ansiedade, melhora da aprendizagem e aumento da concentração”, destacou Lúcio.

O encerramento do ciclo de palestras ficou por conta da professora Margot Oliveira, integrante da Comissão de Comunicação da Rede de Mulheres Negras Norte e Nordeste, ela que o “Empoderamento Feminino”, – tema de sua palestra -, surge a partir de uma luta das mulheres feministas que a partir do seu engajamento e das suas inquietações com questões sociais resolvem se unir para um bem comum.

“Atualmente a gente vê um desmanche muito grande em que a deslegitimação dos direitos, principalmente das mulheres, estão sendo bastante evidentes. Por isso precisamos nos fortalecer cada dia mais, para que esse empoderamento feminino possa dar subsídios para as gerações futuras, garantindo os seus direitos. Se hoje nós estamos aqui usufruindo de alguns direitos, é porque as nossas antepassadas lutaram para garantir o mínimo de direito que nós temos hoje”, Destacou Margot Oliveira.

Simultaneamente às palestras, foi disponibilizado para o público presente um espaço dedicado a cuidados terapêuticos como aplicação de Reiki, massagem e acupuntura auricular. Uma equipe especializada em maquiagem outros cuidados com beleza também marcou presença no evento.

Já o momento cultural ficou por conta do tenente BM Osni Chaves e o sargento BM Alisson Antonio, que, no melhor estilo voz e violão, apresentaram grandes clássicos da boa música popular brasileira e emocionaram o público presente.

Leia também a matéria especial:

Bombeiras comemoram o Dia Internacional da Mulher


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress