18 de janeiro de 2023, 13:56

CBMSE realiza live sobre saúde mental dos bombeiros militares


O Núcleo de Saúde Ocupacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou na manhã quarta-feira (18) uma live com o tema “A importância dos cuidados em saúde mental para o profissional bombeiro militar”. A ação faz parte das ações voltadas à campanha “Janeiro Branco”, nesse mês dedicado à saúde mental, e contou com a participação do médico Victor Hugo, pós-graduado em psquiatria, que já atuou como bombeiro militar.

O médico falou sobre situações traumáticas vivenciadas na rotina de atendimento a ocorrências pelos bombeiros e a necessidade de observar mudanças de comportamento. “Isso pode certamente repercutir na saúde mental desses indivíduos. É extremamente importante ter um suporte psicológico nessas situações, para conseguir elaborar esse trauma. Se aquilo impactou a pessoa, ela fica pensando na ocorrência, não consegue dormir. Se você tinha um funcionamento de uma forma, passou por uma situação e quebrou aquele seu funcionamento, esse é um sinal”, alertou.

O psicólogo do NSO, sargento Genisson Sabino, que mediou a live, falou sobre algumas ações do setor voltadas a essa demanda dos integrantes da corporação. “Hoje o Núcleo conta com uma equipe de psicologia e oferece o plantão psicológico, acolhendo os militares individualmente ou até a guarnição inteira, pensando justamente na prevenção do transtorno do estresse pós-traumático. Além disso, trabalhamos na psicoeducação. Já sabendo que o militar vai ser exposto a eventos com potencial traumático, atuamos levando a informação antes, num caráter preventivo”, afirmou.

O psquiatra Victor Hugo apontou cuidados que podem ser adotados por todos visando a saúde mental. “É importante se cuidar, prevenir, ter esse momento de se observar, olhar para a sua subjetividade. Buscar fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, ter boas relações pessoais, fazer coisas que tem fazem bem, que te acalmam. Construa a vida que te faz bem. Cada um precisa pensar, analisar e construir essa vida. Se precisar de ajuda não exite em buscar. Lembrar que você precisa se cuidar para não adoecer e se adoecer existe tratamento e formas de melhorar”, concluiu.

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: Sargento Fabiano Fernandes