19 de maio de 2023, 08:39
CBMSE realiza mais um módulo do Programa Reformação
Publicada em 28/02/2020
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou nesta sexta-feira (28), no auditório do Conviva Coworking, localizado no bairro São José, em Aracaju/SE, o segundo módulo do Programa de Preparação para a Reserva Remunerada (Reformação). A iniciativa é voltada aos integrantes da corporação que já estão próximo aos 30 anos de serviço, com o objetivo de auxiliá-los neste processo de transição na vida profissional.
A psicóloga convidada para este encontro foi Aline Rabelo, que ministrou uma palestra sobre os aspectos psicológicos para reformação, abordando como o diálogo pode ajudar o bombeiro nesta nova fase da vida. “O intuito é mostrar aos bombeiros como as questões psicológicas interferem na adaptação de uma nova fase. Entendendo esse ponto, eles poderão perceber que eles continuam úteis perante a sociedade, procurando outros projetos e novas perspectivas para continuar se sentindo vivo”, expõe a psicóloga.
Os bombeiros participaram também de uma dinâmica de grupo, que visa a construção de um cartaz sobre “Eu e a Aposentadoria”, uma das coordenadoras do programa, a tenente Rosângela Gomes, explica sobre o objetivo desta atividade: “A proposta é levar a reflexão da separação do trabalho profissional para a vida pessoal. Ao construir o cartaz, os militares terão percepção diante da reserva, direcionando o olhar no ponto positivo”, ressalta a tenente.
Para o capitão BM Raimundo Brito, que possui 32 anos de serviços prestados, o programa é interessante, pois dá uma ideia de como vai ser a vida do bombeiro militar após os anos de serviços dedicados à sociedade, ou seja, a reserva. “O militar não tem preparação para uma nova vida fora da instituição, e acaba se sentindo inútil. Com esse programa, podemos discutir os temas que mais nos preocupam, dividindo nossas dúvidas e vivências. Além disso, mostra que cada um ainda continua sendo uma pessoa importante, não mais como profissional bombeiro, mas como um ser que cumpriu o seu papel e que agora precisa descansar ao lado da família e amigos,” frisa o capitão.
O Programa Reformação foi lançado em 31 de janeiro deste ano, amenizando os impactos da reserva na saúde mental dos bombeiros. O primeiro encontro foi realizado no dia 14 de fevereiro, com dinâmica de grupo da sociometria e palestra sobre ‘Identidade e Autoconhecimento’. Serão realizados mais seis encontros, sendo um a cada 15 dias.



Por: Flávia Barreto