17 de maio de 2023, 09:01

CBMSE realiza o I Seminário São João Seguro


Publicada em 06/06/2018

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou na manhã desta quarta-feira (06), o 1º Seminário São João Seguro. Com o objetivo de discutir medidas de segurança contra incêndio e pânico envolvendo fogos de artifício, o evento foi aberto oficialmente pelo comandante Geral da corporação, coronel José Erivaldo Mendes e reuniu proprietários de barracas de fogos, profissionais e acadêmicos da área de engenharia, além de integrantes do Corpo de Bombeiros que atuam nas atividades de análise de projetos e vistorias.

O seminário, realizado no auditório do quartel central do CBMSE, em Aracaju, é uma iniciativa que faz parte das ações preventivas da corporação, visando conscientizar os profissionais que atuam na comercialização e na definição das áreas de instalação dos locais de venda sobre os riscos de uso e manipulação desses produtos.

Em seu discurso, o coronel Erivaldo Mendes, comandante do CBMSE, destacou a elaboração da Instrução Normativa 030/2018/CBMSE, que entrará em vigor a partir de 15 de julho deste ano e que traz algumas mudanças na regulamentação do comércio de fogos de artifício em Sergipe. “Essa nova norma terá, dentre outras mudanças, a exigência de apresentação por parte dos comerciantes, de documento expedido pela Polícia Civil atestando a origem dos fogos a serem comercializados. São mudanças adotadas visando melhorar as condições de segurança, tanto nos estabelecimentos temporários como permanentes”, destacou o coronel Mendes.

Os capitães BM Luiz Jorge e Emerson Júnior, ambos peritos em incêndio e explosões, proferiram a palestra “Segurança contra incêndio e pânico envolvendo fogos de artifício e o papel dos proprietários de barracas de fogos e gestores municipais”. Durante a apresentação os dois oficiais foram enfáticos aos destacar a necessidade de se aliar a manutenção das tradições aos critérios de segurança.   “A proposta do CBMSE com esse seminário é esclarecer sobre os riscos, as condições a serem atendidas e a legislação que norteia o comércio de fogos de artifício, de forma que a segurança pública nos quesitos prevenção a incêndio e pânico e explosões sejam atendidos”, ressaltou o capitão Luiz Jorge ao afirmar que o Corpo de Bombeiros não abre mão da prevenção como ferramenta para proteger a sociedade.

Durante todo o evento o público presente pode interagir através de questionamentos e sugestões a cerca do tema abordado. O presidente da Associação dos Vendedores de fogos de Aracaju, Ronaldo Messias parabenizou o Corpo de Bombeiros pela iniciativa de realizar o seminário e afirmou que a nova instrução normativa do CBMSE, que entrará em vigor a partir de 15 de julho vem para disciplinar o comércio de fogos em Sergipe. “Tenho certeza que os órgãos de segurança, especialmente o Corpo de Bombeiros, vão trabalhar para que a norma seja obedecida para o bem dos comerciantes e de toda a população”, ressaltou Ronaldo Messias.