9 de maio de 2023, 08:53

CBMSE realiza programação em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros


Publicado em 01/07/2008

Ser bombeiro faz parte do imaginário de grande parte das pessoas, em especial das crianças. Na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Bombeiros, 2 de julho, esse sonho vai se tornar realidade para seis pessoas, que vão estar representando a sociedade sergipana. Por um dia, elas vão vestir a farda dos soldados do fogo e passar por simulações de salvamento que esses profissionais enfrentam todos os dias.

Aproximar ainda mais a sociedade do dia-a-dia do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) é o objetivo do Projeto “Dia de Bombeiro”, uma das ações programadas na semana comemorativa. Serão bombeiros honorários João Vitor, de 5 anos, que se recupera de uma leucemia com a ajuda da doação voluntária de sangue de bombeiros; o lutador Falcão; a jornalista Lanne Pacheco; o fundador da Escolinha Zebra, Paulo Santos; além de dois parentes de bombeiros.

O ponto de encontro será o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na rua Siriri, às 7h30 do dia 4 de julho, sexta-feira. De lá, eles seguem para o destacamento Bombeiro Militar – Infraero, no aeroporto de Aracaju, onde serão passadas noções básicas de primeiros socorros, além da realização de rappel e simulação de combate a incêndio.

O comandante geral do CBMSE, Reginaldo Santos Moura, destacou a importância da comemoração. “Essa data tem um significado especial, de criação do Corpo de Bombeiros no Brasil, pelo então imperador D. Pedro II. É quando nós fazemos uma pequena homenagem aos nossos bombeiros, se comparada à grandeza do serviço que é prestado à comunidade, que é salvar vidas”, afirmou.

Dentro da programação comemorativa está sendo realizado um Torneio de Futebol, no clube dos oficiais, até o dia 4 de julho.  No dia 2 de julho haverá uma formatura geral alusiva à data, a partir das 8 horas, no QCG, sob a coordenação da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI). Na solenidade, serão entregues medalhas de 30, 20 e 10 anos de serviço a bombeiros, além de ser feita uma homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Artêmio Barreto. Já no dia 3 de julho haverá um torneio de natação no Batistão, a partir das 7 horas.

História – O Corpo de Bombeiros de Sergipe nasceu em 1920, vinculado à Polícia Militar, através do decreto 791, no governo do presidente do Estado J.J. Pereira Lobo. Há registros de que nessa época houve um grande incêndio na loja Casa Celeste, em Aracaju, debelado por policiais militares que ficaram conhecidos como ‘sapadores’. Daí surgiu a Seção de Sapadores Bombeiros, embrião do Corpo de Bombeiros no Estado.

Depois de passar pelo domínio da Prefeitura de Aracaju, por conta de um grande incêndio em um prédio público o Corpo de Bombeiros voltou a ser vinculado à Polícia Militar. Já no ano de 1999, a corporação passou a ser independente dentro da estrutura estatal de segurança pública.

Texto : AL CFSD Dinah Menezes

Jornalista DRT 888/SE

Centro de Ensino e Instrução (CEI)