2 de julho de 2024, 13:04

CBMSE realiza solenidade de formatura em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro


O Dia Nacional do Bombeiro, 2 de julho, foi marcado por uma solenidade de formatura realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Foram promovidos 45 bombeiros, sendo 30 oficiais e 15 praças, além de entregues medalhas de mérito a militares e civis. A data foi instituída em 1954, pelo então presidente Getúlio Vargas. A comemoração aconteceu na manhã desta terça-feira, no Quartel Central, em Aracaju.

“Essa é uma data em que todas as corporações do país homenageiam os bravos soldados do fogo, que no seu dia a dia labutam com o propósito de salvaguardar vidas e o patrimônio da sociedade, atuando de forma integrada, a exemplo da atuação no Rio Grande do Sul. É momento de valorizar o empenho da nossa tropa, através da promoção de oficiais e praças, bem como da entrega de medalhas. Aproveitamos ainda para reconhecer o trabalho realizado pelas autoridades civis e militares que contribuem direta ou indiretamente para o cumprimento da nossa missão”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.

Uma das bombeiras promovidas na solenidade, major Adriana Passos, estava emocionada com mais um momento marcante em sua carreira. “Só tenho a agradecer a Deus por saber o quanto estou contribuindo para a sociedade. Ser bombeira é uma dádiva de Deus, ser instrumento dele é uma realização. Nosso coração se enche de emoção ao salvar uma vida e ser reconhecida por isso é muito especial”, contou.

O subtenente José Cordeiro falou sobre o significado da promoção. “É uma alegria ser promovido, valorizado. Isso significa também assumir novas responsabilidades no cumprimento do nosso dever de servir à sociedade”, ressaltou.

Medalha de Mérito

Integrantes da corporação foram agraciados com a medalha do Mérito Bombeiro Militar. “É uma honra fazer parte dessa corporação. Receber uma medalha de mérito entre tantas pessoas excelentes que a gente tem na corporação é muito valoroso para mim como profissional”, disse o tenente Antônio Dória.

O secretário de comunicação do Governo do Estado, Cleon Menezes, foi uma das autoridades civis agraciadas com a medalha de Mérito. “Para mim é uma honra muito grande receber essa medalha de uma instituição tão séria quanto o Corpo de Bombeiros. Saber que de alguma forma colaborei, estou ajudando para que a gente consiga melhorar a qualidade de vida da nossa população. Estar nessa função enquanto secretário e ser reconhecido é um momento de muita alegria e agradeço ao comando pela honraria”, concluiu.

Por: ASCOM/CBMSE