16 de maio de 2023, 09:40

CBMSE realiza Solenidade de Passagem do Comando


Publicada em 29/12/2016

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe realizou na manhã desta quinta-feira, dia 29 de dezembro, a solenidade de passagem de comando desta corporação. O evento foi realizado no Quartel do Comando Geral (QCG), onde o coronel Eduardo Carlos Santos Pereira assumiu o cargo em substituição ao coronel Regnaldo Dória de Freitas, que permaneceu na função desde junho de 2014.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades militares e civis, dentre elas o secretário de segurança pública, João Batista dos Santos Júnior, que na ocasião representou o governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto.

“Sempre almejei a função de comandante geral, graças ao meu bom Deus obtive essa conquista. Hoje, chego ao fim desse ciclo, com a certeza de dever cumprido. Deixo essa função com muita honra, com muito orgulho, passando ao meu sucessor, o coronel Carlos, que é uma pessoa que muito admiro, conheço sua competência e acredito que irá gerir essa instituição com muito brilho e com muito sucesso”, declarou o ex-comandante com um discurso bastante emotivo.

Em sua fala, o novo comandante ressaltou que buscará consolidar os anseios da corporação, tais como: a necessidade urgente de concurso público para praças e oficiais; a reforma da área do novo Centro de Ensino e Instrução; a construção da sede do Grupamento de Busca e Salvamento; bem como a consolidação da Lei de Estrutura Organizacional, que define e legaliza todos os órgãos dessa instituição. “Hoje, com 29 anos de efetivo serviço e 48 anos de idade, ainda há muito por fazer, amadurecendo e aprimorando o aprendizado, pois o envelhecimento ainda é algo distante. O dever-ser do bombeiro é salvar! Avante a salvar, bombeiros!”, finalizou, emocionado, o comandante geral.

O secretário de segurança pública destacou as qualidades do novo comandante e ressaltou sobre os critérios de escolha para a assunção do comando. “A escolha não foi feita de forma política, tivemos como parâmetro as qualidades técnicas desse gestor. Foi observado o seu trabalho ao longo desses últimos tempos, e a sua participação e competência foi de fundamental importância para as conquistas da categoria militar”, afirmou João Batista.

Após o encerramento da solenidade, foi realizada, na sala do gabinete do comando, a inauguração do retrato do oficial sucedido na galeria dos ex-comandantes e como tradição da corporação, o novo comandante e subcomandante geral tomaram um banho da guarnição, simbolizando a concretização de uma vitória alcançada e o início de um novo ciclo.