11 de maio de 2023, 10:43

CBMSE realiza transporte de coração para transplante em Recife


Publicada em 14/05/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O CBMSE realizou nesta última sexta-feira (09), o transporte de um coração que foi doado para uma pessoa que aguardava o transplante na cidade de Recife/PE, distante de Aracaju/SE cerca de 500 quilômetros.

Os militares de plantão receberam a informação sobre o transporte do órgão assim que assumiram o serviço, às 07:30h. No entanto, no decorrer da manhã, o paciente doador, vítima de um acidente de moto, que já se apresentava com morte encefálica, teve uma parada cardiorrespiratória, não sendo mais possível fazer a doação.

Contudo, após a equipe médica do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) realizar uma reanimação cardiorrespiratória, o coração voltou a funcionar. Ao ser realizado um ecocardiograma, constatou-se que a parada cardíaca não trouxe seqüelas ao órgão.

A equipe médica do HUSE realizou a retirada do coração e juntamente com a guarnição do Corpo de Bombeiros transportou o órgão para o aeroporto de Aracaju, onde já tinha uma aeronave a espera para agilizar a locomoção.

O trabalho conjunto das equipes médicas, do Corpo de Bombeiros e do tráfego aéreo, possibilitou que o transporte fosse efetuado no menor espaço de tempo possível. A rapidez na ação permite que a possibilidade de não haver rejeição pelo paciente que irá recebê-lo, seja maior, por isso o ideal é que o transplante seja realizado em até quatro horas.

Ações como essa, servem de exemplo para que as pessoas tenham consciência da importância dessa atitude e sejam doadores e que a cada dia, mais vidas sejam salvas.

Fonte: ASCOM CBMSE

Fotos: SGT BM Dênisson e SD BM Sylvia