4 de novembro de 2022, 09:30

CBMSE recebe a visita de assistidos pela APAE Aracaju


 

 

Na manhã desta quinta-feira (16) o Quartel Central Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) recebeu uma visita mais do que especial, os jovens assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (APAE).

Durante a atividade interativa, os bombeiros demonstraram aos integrantes da APAE parte da estrutura da corporação como os seus equipamentos operacionais e os caminhões Auto Busca e Salvamento (ABS) e Auto Bomba Tanque (ABT), além de ensinarem noções de segurança e prevenção e demonstrarem como os bombeiros agem em diversos tipos de ocorrências. Empolgados, os visitantes fizeram questão de se vestirem como bombeiros e puderam andar nos caminhões da corporação. Um dos momentos especiais da visita foi quando um dos cães do canil do CBMSE apareceu e fez a alegria dos jovens.

A coordenadora pedagógica da APAE, Jaqueline de Sousa, não conteve a emoção em diversos momentos ao ver a felicidade dos assistidos e destacou a importância da interação entre a APAE e a corporação dos soldados do fogo.

“Nós pensamos nessa visita primeiramente para que eles reconheçam a importância dos bombeiros na sociedade e na prestação de serviços à comunidade. A segunda é para que eles atentem para a questão da segurança, principalmente em relação ao fogo, ao botijão de gás, ou sobre como agir em caso de estar perdido na floresta”, diz.

A coordenadora da APAE frisa também que acima de tudo os alunos da instituição, apesar de suas deficiências, são cidadãos que fazem o nome em uma comunidade. “A partir do momento que eles reconhecem o bombeiro como alguém importante, que ajuda, eles podem buscar isso quando estiverem em alguma situação de risco, além de propagar a mensagem que está sendo executada aqui”, explica Jaqueline.

A pedagoga ainda revela que a iniciativa de conhecer as instalações do quartel partiu dos próprios alunos. “Eles mesmos começaram a nos questionar sobre quando iriam conhecer a corporação, porque queriam ver os caminhões, os equipamentos. Foi a partir daí que amadurecemos a ideia e hoje estamos aqui”, finaliza.

Foi o caso de Fred, que revelou ter aprendido como apagar o fogo, e que inclusive já está apto para se tornar bombeiro, e que achou legal usar a capa de aproximação dos bombeiros, além de ter ficado eufórico com os outros equipamentos do quartel.

O subcomandante da corporação, coronel BM Gilfran Mateus destacou a importância dessa ação social, tanto para o Corpo de Bombeiros como para a APAE.

“Essa visita tem uma importância muito grande porque o CBMSE cada vez mais amplia sua participação em projetos sociais, fazendo com que a corporação se engrandeça no cenário social e se una a essas instituições que labutam nessa causa. É maravilhoso ver como eles se sentem felizes. Parece que vemos neles a realização de um sonho de criança”, diz o bombeiro.

 

 

Parcerias

Esta não é a primeira vez que o CBMSE participa de uma ação em parceria com a APAE. Desde o início do ano o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC), executa projetos sociais com a instituição, sempre promovendo a interação entre os assistidos pela instituição e os cães da corporação militar, visando principalmente a terapia dos pacientes, em uma parceria que já é reconhecida nacionalmente.