19 de maio de 2023, 10:45

CBMSE recebe selo de participação no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção


Publicada em 01/09/2021

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) recebeu o selo de instituição participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. Isso significa que a corporação já segue as diretrizes do programa, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), que visa reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

“A participação do CBMSE nesse programa é imprescindível, pois podemos atuar na atividade que considero mais contundente no combate à corrupção, que é a prevenção. Através dela, buscamos evitar que esse problema ocorra dentro da corporação, majorando a nossa credibilidade perante a sociedade e também junto aos órgãos de controle”, afirmou o diretor de Material e Patrimônio do CBMSE, coronel Angelo Santos Bezerra.

O programa é voltado para gestores das organizações públicas de todos o país e foi lançado este ano. O Corpo de Bombeiros seguiu todos os procedimentos para participar. “Foi necessário que fizéssemos um levantamento dos itens normativos de controle e informação na instituição, visando identificar as possíveis falhas e definir um caminho para sua correção”, explicou o diretor.

Segundo ele, o acompanhamento do programa é feito através de uma plataforma. “Nessa plataforma, podemos identificar os nossos pontos mais vulneráveis e definir estratégias para o seu fortalecimento. É importante notar que a própria plataforma, através da apuração das informações fornecidas, apresenta sugestões e propostas que possam se adequar ao que é necessário na instituição. Além disso, oferece ainda a possibilidade de acesso a modelos, treinamentos e parcerias com órgãos públicos e privados, no sentido de implementar as boas práticas de prevenção à corrupção”, concluiu.

Por Dinah Menezes