16 de maio de 2023, 10:50

CBMSE registra quase 12 mil vistorias e análises de projetos


Publicada em 10/01/2018

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) divulgou, nesta quarta-feira (10), seus dados sobre atividades técnicas de prevenção contra incêndio e pânico realizadas ao longo do ano de 2017. Ao todo, foram realizados 11.967 atendimentos, incluindo vistorias, análises de projetos, fiscalização e perícias. Desse total, 63,54% (7.605) são referentes a vistorias de regularização e 6,53% (782) a vistorias de fiscalização.

O chefe do Departamento de Vistorias e Fiscalização da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), major BM Douglas Moraes, explica que “as vistorias de regularização são as que as pessoas buscam para emissão do atestado de regularidade para o seu empreendimento comercial, enquanto que as vistorias de fiscalização são feitas por meio de denúncias ou de acordo com o planejamento que é feito pelo chefe de departamento de fiscalização de cada setor”.

Em 2017, foram realizadas também 34 (0,3%) perícias e 3.546 análises de projetos, que representam 29,63 % do número total de atividades realizadas pela DAT. “Mas é importante destacar que um mesmo processo pode ter várias análises. No ano passado, a DAT registrou 1.114 projetos, mas que tiveram 3.546 análises”, explica o major Moraes.

Toda edificação comercial deve possuir atestado de regularidade emitido pelo Corpo de Bombeiros, assim como as edificações residenciais e multifamiliares, a exemplo dos condomínios.

As pessoas podem dar início a toda essa regularização pela internet, apenas juntando a documentação do processo e acessando o Sistema de Acompanhamento de Projetos de Segurança (SAPS). Antes de realizar qualquer serviço de análise ou vistoria, é necessária a conferência de todos os documentos envolvidos para que o serviço ocorra mais rápido devido à ausência de pendências administrativas.

Dentre os atendimentos realizados pela DAT do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe estão projetos temporários, de solicitações de autos de liberação de eventos, e projetos completos, para obtenção de certificados de aprovação de projetos de segurança de edificações com mais de 750m², consideradas de alto risco; e projetos simplificados, para obtenção de atestados de regularidade para edificações de até 750m², de risco médio e baixo.