12 de maio de 2023, 10:44

CBMSE terá nova identidade funcional


Publicada em 22/10/2015

 

Na manhã desta quinta-feira, 22, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), localizado na Rua Siriri, os bombeiros participaram de uma palestra sobre a atualização da identificação funcional do bombeiro militar.

Segundo o coronel Josué Bezerra, a mudança na carteira funcional trará mudanças significativas. “O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe vai mudar sua identificação funcional, se adequando à nova norma. A carteira contará com novos dispositivos de segurança e será impressa em papel moeda”, ressaltou o coronel.

Através do decreto expedido pelo governador do Estado, obedecendo aos requisitos da lei, o perito em criminalista da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), Nestor Joaquim Barros, explanou sobre os itens da nova carteira funcional. “A carteira dispõe de alguns elementos de segurança, que na identidade anterior não havia. O CBMSE contará com esses novos elementos e com os equipamentos necessários para identificá-los”, afirmou o perito.

A moldura e alguns textos dessa nova identificação serão em impressões calcográficas, também conhecida como talho doce, que é considerada um processo precursor da rotogravura, uma das principais tecnologias de impressão de títulos fiduciários no mundo. A identidade funcional contará ainda com tintas reativas a luz ultravioleta, fios coloridos, dentre outros elementos, como o recadastramento com a impressão digital.

Segundo o comandante geral, o coronel BM Regnaldo Doria Freitas, a confecção da nova carteira funcional do bombeiro padroniza a identificação militar, como estabelece o decreto estadual. Terá abrangência em todo o país, e equivale ao Registro Geral (RG), que diferente da atual, trará mais informações.