9 de maio de 2023, 11:41

Centro de Atenção Psicossocial promove um fim de semana de “vivências”


Publicado em 07/12/2009

O Centro de Atenção Psicossocial do Corpo de Bombeiros promoveu no último final de semana (dias 5 e 6 de dezembro) uma visita à fazenda Mãe Natureza, como parte de uma proposta de ações que visam melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam na Segurança Pública e, conseqüentemente, a qualidade dos serviços prestados pela corporação.

Cerca de 25 bombeiros experimentaram, às margens do “Velho Chico”, um contato indescritível com a natureza, ouviram palestras voltadas para o despertar de valores há muito abandonados pelo homem moderno e, no mesmo contexto, aproveitaram ao máximo os momentos reservados para a introspecção do eu.

Oportunamente, os integrantes da corporação também foram enriquecidos com as explanações dos Tenentes Abel e Luiz Augusto, ambos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas que, com muita competência, apresentaram suas propostas evidenciando a necessidade do preparo emocional para os profissionais bombeiros nas atividades do dia-a-dia.

“Essa experiência veio para despertar alguns valores que estavam esquecidos, tanto em nível profissional, quanto em nível social, como por exemplo, a ética, o respeito e o comprometimento do bombeiro para com as transformações do meio em que vive”, explicou o Capitão Carlos Alves, um dos participantes.

“Para darmos respostas adequadas às emergências, precisamos de muito controle emocional, pois em uma ocorrência lidamos com pessoas feridas, aflitas e até surtadas, depois vem os familiares com uma carga emocional fora de controle, vêm ainda as relações profissionais, inclusive as próprias emoções. Se o profissional não estiver preparado emocionalmente não responderá bem a tantos estímulos negativos, acrescentou Carlos Alves.

Coordenado pelo Sargento Edmilson Bispo, psicólogo especialista em saúde mental coletiva, o evento teve como tema “Vivências”. Para o Sargento Bispo, apesar das dificuldades para se implementar um evento dessa magnitude, vale a pena todo o esforço, devido aos resultados que podem ser alcançados. “Eu não costumo desistir diante dos obstáculos, porque eu acredito no que eu faço e eu sei que posso ajudar muitas pessoas através do meu trabalho, da minha dedicação e dos meus esforços. Se todos nós quisermos, vamos construir um ambiente melhor, saudável para o desenvolvimento de atividades profissionais com altos índices de qualidade”, comentou.