2 de agosto de 2025, 11:30
Centro de Atividades Físicas e Desportos (CAFID) do CBMSE comemora um ano de retomada das atividades
Setor promove a inserção de diversas opções de atividade física na rotina dos bombeiros visando a saúde física e mental
Promover a inserção do treinamento físico na rotina dos bombeiros militares, visando a saúde física e mental desses profissionais. Esse é o objetivo do Centro de Atividades Físicas e Desportos (CAFID) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE). O setor completa um ano de retomada das atividades e comemorou a data na manhã deste sábado (2) na sede da Diretoria de Ensino e Pesquisa, em Aracaju, promovendo um evento com atividade física, massagem, música e brindes.
“Quero parabenizar toda a equipe CAFID, a Diretoria de Ensino, por esse projeto tão importante para a corporação, voltado a uma prioridade da nossa gestão: o cuidado com a nossa tropa. Já tivemos várias ações descentralizadas nesse sentido ao longo da nossa história, mas foi a partir do CAFID que elas passaram a ser organizadas e continuadas oferecendo uma variedade de atividades físicas, visando a promoção de saúde e qualidade de vida dos bombeiros. Queremos registrar também nosso agradecimento à Secretaria de Segurança Pública, ao Ministério da Justiça e à Secretaria de Esporte e Lazer pelo apoio na parte de estrutura para nossas atividades nessa área”, afirmou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.
O sargento e profissional de educação física Villiney Matos, integrante do CAFID, fala da importância da atividade física, mais especificamente para bombeiros. “De maneira geral, é importante para prevenção de doenças, de lesões, para viver por mais tempo e de maneira saudável. No caso de bombeiros, a profissão exige muito do corpo e da mente. O exercício físico é fundamental como fator de proteção, como prevenção, além de ser imprescindível para o desempenho da atividade em si, pois o atendimento às ocorrências exige preparo físico”, destacou.
Atividades
As atividades do CAFID foram retomadas em julho de 2024, inicialmente com o Clube de Corrida. Atualmente com 74 participantes, o clube acontece às terças e quintas-feiras no parque da Sementeira, em Aracaju. “Eu gosto muito de corrida e tinha voltado a pouco tempo a praticar em um clube fora. Foi um presente pra mim esse clube de corrida do Corpo de Bombeiros porque agora eu estou correndo em casa, cuidando da minha saúde entre amigos que ganhei na profissão”, disse o subtenente Fernando Silva.
Também nesse período foram iniciadas aulas de defesa pessoal., hoje com 68 inscritos . O sargento Viliney conta que outro passo importante foi montar uma academia no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEPI), em Aracaju, onde são realizados os cursos da corporação. “A academia oferece acompanhamento com avaliação física, planilha e orientações nos treinos. Além disso, foram distribuídos equipamentos para outros quartéis, visando o incentivo ao treinamento. Uma ação que teve um efeito muito positivo”, apontou.
Esse ano foram disponibilizadas também atividades esportivas de maneira continuada no DEPI. Semanalmente são realizados treinos de vôlei, basquete, handebol e futsal, já contando com a participação de 106 bombeiros. Além de ser mais uma opção de atividade física, os treinamentos servem como preparação para os bombeiros que querem representar a instituição em competições.
“Esse primeiro ano foi muito positivo, com projetos que estão tendo adesão da tropa, então nosso objetivo tem sido alcançado. Queremos agradecer o apoio do comando e dos demais gestores, aos bombeiros que participam, além dos profissionais e estagiários que atuam nas atividades. Não vamos parar por aí e já estamos planejando oferecer novas atividades em breve como natação, treinamento funcional e yoga” , concluiu o sargento Viliney.
Por: ASCOM/CBMSE