10 de maio de 2023, 10:59

COM ESTRUTURA PRONTA, CANIL DO CORPO DE BOMBEIROS PROJETA SEU DESENVOLVIMENTO


Publicada em 27/05/2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Um homem, um cão, qualquer missão”. Com um nariz com até 250 milhões de células sensoriais olfativas, 50 vezes mais potente que o nariz humano, composta por 5 milhões dessas células, um cão farejador, para localizar pessoas, equivale a 20 homens desempenhando a mesma função de busca, sendo que o animal pode realizar a tarefa em um tempo muito menor. Combinado com o homem, único em sua capacidade de ter a si e ao meio como objeto de suas reflexões e intervenções conscientes, portador de um colossal desenvolvimento espiritual e material. Expressa uma combinação perfeita, esses dois seres vivos, formam um poderoso instrumento, que dispõe o Corpo de Bombeiros, na execução de suas tarefas e no auxílio a outros órgãos públicos, caracterizado pela eficiência e variabilidade na diversidade de ocorrências geradas pela convivência social.

Localizado no Grupamento Bombeiro Militar no município de Nossa Senhora do Socorro, o efetivo canino está condicionado sob os cuidados dos seguintes militares: 2º Ten Carvalho (comandante do canil), Sgt.Elielson, Sgt. Ezequiel, Sgt. Genival e Cabo Garcia. Atualmente existem 3 (três) cães da raça labrador prontos para o serviço operacional e 9(nove) filhotes. De acordo com o Ten. Carvalho, a expectativa é que nesse mesmo ano sejam disponibilizados 02 (dois) cursos de cinotecnia, para os interessados de todo efetivo bombeiro militar. CABK-9( curso de adestramento básico de cães) e o CBRESC ( curso de busca, resgate e salvamento com cães).

Com a finalidade de prestar um melhor atendimento à sociedade, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe se aperfeiçoa e acompanha as transformações e exigências que engendram os fatos e convívio social.