9 de maio de 2023, 10:21

Comandante geral do CBMSE apresenta Plano de Operações para o Carnaval 2009


Publicado em 20/02/2009

Por
Dinah Menezes

O Plano de Operações para o Carnaval 2009 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) foi apresentado à imprensa na manhã desta sexta-feira, dia 20 de fevereiro. A apresentação foi feita pelo comandante geral da corporação, coronel Nailson Santos, no Quartel do Comando Geral (QCG).

“Nosso planejamento está estabelecido com 159 bombeiros trabalhando em escalas extras que fazem parte do planejamento operacional da Secretaria de Segurança Pública para os festejos carnavalescos. Além disso, continua o serviço normal das guarnições diariamente tanto no quartel de Estância, cobrindo a região Sul, quanto em Itabaiana, cobrindo agreste e sertão, e na capital, cobrindo a região metropolitana”, explicou o coronel.

Segundo o comandante, a prevenção de afogamentos é uma das principais preocupações nessa época. “Nosso foco principal é o serviço de guarda-vidas, porque há um fluxo maior de pessoas para a região praiana e o baixo São Francisco. Por isso, estaremos com 95 guarda-vidas distribuídos desde a praia do Saco até o município de Telha. Dentro da estimativa de público, foi dimensionado o número de guarda-vidas para cada localidade. Além disso, nós teremos ainda nas praias bombeiros do Subgrupamento de Socorro e Emergências para prestar os primeiros socorros, caso seja necessário”, afirmou.

A operação está dividida em três áreas. A primeira que cobre Caueira, Abaís, Saco e Lagarto; a segunda que engloba Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Barra dos Coqueiros e Pirambu; e a terceira que envolve Neópolis, Saúde, Própria e Telha.

As rodovias também mereceram atenção especial no planejamento do Corpo de Bombeiros para o Carnaval. “Nós resolvemos levar as viaturas para próximo de onde está o tráfego e a maior probabilidade de acidentes. Elas serão colocadas estrategicamente nos pontos próximos às polícias rodoviárias estadual e federal, garantindo uma agilidade maior na resposta”, apontou o coronel Nailson Santos.

Serão colocadas viaturas de salvamento na BR 235, saída de Aracaju; na BR 101, povoado Cruz da Donzela, município de Malhada dos Bois; depois da ponte Aracaju-Barra, no município de Barra dos Coqueiros; e no Abaís. Ao todo, serão empregadas nove viaturas operacionais, entre as de combate a incêndio, salvamento, ambulâncias e embarcação.