17 de maio de 2023, 09:05

Concursos para o Corpo de Bombeiros terão 25,3 mil candidatos


Publicada em 15/06/2018

A primeira etapa dos concursos públicos para soldado e cadete do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) que acontece neste domingo (17), em 22 colégios e instituições de ensino superior de Aracaju e São Cristóvão/SE, contará com 25,3 mil candidatos. Ao todo, 20.871 inscritos farão a prova objetiva, no turno da manhã, para concorrerem às 200 vagas de soldado combatente e, no turno da tarde, outros 4.409 inscritos concorrem às 12 vagas de oficial.

O concurso está sendo executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e gerenciado pelo CBMSE e pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG).  Esta primeira etapa, que antes estava prevista para ocorrer no dia 03/06, foi adiada por conta da greve dos caminhoneiros, que gerou consequências inevitáveis com relação ao deslocamento e à segurança de todos os envolvidos na aplicação. A prova é de caráter eliminatório e classificatório.

Os candidatos a soldado aprovados na prova objetiva passarão por outras três etapas: teste de aptidão física, avaliação psicológica e pesquisa da conduta social, da reputação e idoneidade. Para esse cargo, serão 180 vagas em ampla concorrência (144 para o público masculino e 36 para o feminino) e 20 vagas para afrodescendentes (16 masculino e 4 feminino). Já para o concurso de cadete, além das provas cobradas no concurso de soldado, os candidatos terão prova discursiva na primeira etapa. Em ampla concorrência, serão 9 vagas para o público masculino e 2 para o feminino, além de 1 vaga afrodescendente para o público masculino.

A remuneração para soldado, após a aprovação no Curso de Formação, é de R$ 3.370 e, para aspirante, após a aprovação no Curso de Formação de Oficiais, é de R$ 9.236,39. O prazo de validade do presente concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período. Acesse mais detalhes no site do IBFC – www.ibfc.org.br.