9 de maio de 2023, 11:16

Conferência Nacional vai debater os rumos da política de segurança pública no país


Publicado em 27/08/2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a 1ª Conseg (Conferência Nacional de Segurança Pública), que reuniu, hoje, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, cerca de três mil pessoas vindas de todos os Estados da Federação.

Durante o discurso de abertura, o presidente destacou a importância da qualificação e da valorização do profissional de segurança pública. “Precisamos dar condições para que o policial não seja nosso inimigo, pois, se ele estiver bem formado, numa boa casinha, com salário adequado, ele será o guardião que queremos para manter a ordem”, concluiu Lula.

A conferência transcorrerá até domingo (30), e vai debater, além de outros assuntos, a valorização do profissional da segurança pública, a gestão democrática e os direitos da pessoa humana. Ao final, serão propostas diretrizes e princípios norteadores da política nacional de segurança pública.

O Estado de Sergipe também participa da 1ª Conseg com uma delegação composta por diversos operadores de segurança pública, como é o caso de bombeiros e policiais militares, além de membros da sociedade civil organizada.