19 de maio de 2023, 09:57

Coronavírus: Bombeiros de SE fazem alerta sonoro pedindo que população fique em casa


Publicado em 24/03/2020


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) vem adotando uma série de ações preventivas para evitar a disseminação do coronavírus. Desde o último sábado (21), uma viatura da corporação tem percorrido diversos bairros da capital e do interior com alerta sonoro orientando as pessoas sobre a importância do isolamento social para evitar o contágio.

De acordo com o diretor de Operações do CBMSE, tenente-coronel BM Fábio Cardoso, essa ação está sendo realizada diariamente e deverá durar por tempo indeterminado, até que o cenário de avanço da doença fique estável. “Começamos a usar as viaturas da corporação para orientar que o momento é de ficar em casa, de permanecer em isolamento domiciliar, seguindo a orientação do Ministério da Saúde e do Decreto do Governo do Estado. A gente está usando nossa imagem, que é positiva diante da sociedade, para tentar conscientizar as pessoas. As viaturas usadas para este trabalho preventivo são as que não estão sendo empregadas em ocorrência. Começamos nos municípios em que o Corpo de Bombeiros possui sede, mas estamos aprimorando nosso plano de trabalho de forma que essas viaturas consigam levar informação para outras cidades, viabilizando uma maior capilaridade possível”, explica.

Além do alerta sonoro em via pública, a corporação tem adotado outras medidas de enfrentamento desta crise de saúde pública, principalmente para o público interno. Além de um intenso trabalho de divulgação de vídeos e posts educativos nas redes sociais e outros canais internos de comunicação, orientando os miliares da necessidade de ficar em isolamento social durante a folga, o CBMSE lançou um Plano de Contingência contra o COVID-19, suspendendo solenidades militares, cursos, seminários e atendimento presencial ao público externo em todos os setores da corporação. Os serviços prestados pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), como entregas de atestados de regularidades, vistorias e fiscalizações técnicas estão suspensos por tempo indeterminado.

O tenente-coronel Fábio destaca que o Plano de Contingência também traz medidas de prevenção, controle e biossegurança no âmbito da corporação. “Orientamos a tropa sobre ações preventivas no quartel e no atendimento de ocorrências. Esse plano de contingência é dinâmico, podendo sofrer modificações, de acordo com a evolução da situação em nosso estado. Por outro lado, buscamos aquisição de insumos necessários para higienização e equipamentos de proteção individual (EPI), por meio de compra direta, dispensa de valor, uso do suprimento de fundo e apoio da Secretaria Estadual de Saúde. Buscamos suprir a demanda inicial, mas estamos continuando com os processos de aquisição, para que essa aquisição de insumos e de material de proteção seja constante, assegurando EPI à tropa durante todos o período da pandemia, para que toda nossa tropa esteja em condições de fazer sua profilaxia e trabalhar dentro de uma situação de segurança”, reforça.

Outra medida tomada pelo comando do CBMSE foi visitar os grupamentos do interior, para passar segurança às guarnições de serviço, ouvir os militares e verificar as condições de trabalho. “Isso ajuda a levantar a moral da tropa, mostra que a liderança está presente neste momento de dificuldade. Já no Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública), os militares que lá trabalham foram orientados a mudar a rotina, a buscar mais informações sobre o quadro clínico das vítimas que o bombeiro vai atender, para que a guarnição chegue ao local ciente do risco que vai enfrentar”, diz o diretor.

Por Danielle Azevedo


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress