22 de março de 2023, 08:05

Corpo de Bombeiros alerta sobre importância de seguir orientações de segurança no uso de elevadores


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) alerta à população sobre a necessidade de seguir as orientações de segurança para o uso de elevadores. “Os acidentes envolvendo elevadores acontecem quando essas orientações não são observadas. No caso da ocorrência com o elevador em Maceió no último domingo, dia 19, a suspeita é de que a quantidade de pessoas teria excedido a capacidade”, afirmou o assessor de comunicação do CBMSE, Jairo Cruz.

O bombeiro ressalta as orientações gerais de segurança: respeitar a capacidade máxima de passageiros, crianças devem estar acompanhadas de adultos, não fumar, não utilizar em caso de incêndio (usar as escadas) e antes de entrar no elevador, verificar se ele está no andar. “Esse é um risco real. A pessoa não observar se o elevador está no andar, É preciso estar atento nesse momento”, ressaltou.

Caso o elevador trave, ele explica os procedimentos a serem adotados. “É preciso esclarecer que não vai faltar oxigênio. Normalmente é o pânico que causa essa sensação de falta de ar, por isso é fundamental manter a calma. Não tente sair por conta própria, peça ajuda. Se houver interfone no elevador entre em contato com a portaria, acione o botão de emergência ou ligue para o número da manutenção disponível no próprio elevador. Equipes trabalham 24 horas nessa manutenção. Além disso, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado também 24 horas e tem tanto chaves que abrem alguns tipos de elevador, como podem fazer uma abertura forçada em caso de emergência como alguém passando mal”, explicou.

O assessor esclarece ainda que para emitir o Atestado Anual de Regularidade de condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais, o Corpo de Bombeiros exige o relatório de manutenção dos elevadores. Além disso, em locais como hospitais a norma é ter elevador de emergência.

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: Sargento Edmilson Leite