2 de junho de 2023, 11:35

Corpo de Bombeiros apresenta planejamento operacional para os festejos juninos


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) apresentou o planejamento operacional para os festejos juninos em todo o Estado. A apresentação aconteceu na manhã desta sexta-feira (2), no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), em Aracaju, junto com os demais órgãos da segurança pública. O CBMSE estará com um efetivo extraordinário de 310 bombeiros, somando-se aos que são escalados diariamente nas unidades operacionais. Durante a coletiva à imprensa, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) lançou a campanha “Se avexe não”, com orientações de segurança voltadas ao período junino.

O trabalho do Corpo de Bombeiros para os festejos juninos foi iniciado ainda no mês de maio. “A Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) é o setor responsável por absorver o planejamento dos municípios para as festas. É feita a análise dos projetos, observando se estão contempladas as normativas contra incêndio e pânico, como sinalização de emergência, saídas de emergência, extintores, entre outros. Depois da estrutura montada, fiscalizamos se o que foi aprovado no projeto foi colocado em prática”, explicou a diretora operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Maria Souza.

A corporação atua também nos dias em que ocorrem as festas. “Nos dias dos eventos, estaremos com mais 310 bombeiros miliares escalados extraordinariamente para atuar nos diversos municípios. Essas equipes estarão preparadas para atuar nas diversas áreas como combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, dando um pronto atendimento em caso de ocorrência. Estaremos reforçando também nossas unidades operacionais, para que possamos atender esse período tão peculiar em que temos uma grande demanda. É compromisso do Corpo de Bombeiros garantir que todos, sergipanos e turistas, possam usufruir do país do forró de forma segura”, apontou a diretora.

Ela destacou ainda que a corporação está realizando o projeto São João Seguro, que leva a escolas em todo o Estado informações sobre prevenção de acidentes com fogos de artifício, fogueiras, além de orientações sobre primeiros socorros. “Está também no planejamento do Corpo de Bombeiros trabalhar com a parte preventiva. Estamos utilizando mais essa ferramenta, através desse projeto que vai até as escolas porque as crianças e adolescentes acabam sendo vítimas de muitos acidentes nesse período, Através de ações preventivas, a gente atinge um grande público, porque a comunidade escolar também acaba sendo multiplicadora dessas informações, contribuindo significativamente para um período de festejos juninos mais seguro”, concluiu a tenente-coronel Maria.

Confira algumas dicas de segurança

Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados

Respeite a faixa etária indicada nos fogos

Crianças devem estar sempre acompanhadas de adultos quando forem soltar fogos e onde houver fogueira

Não guarde fogos nos bolsos

Não pular fogueira e evitar acender com líquidos inflamáveis

Utilizar equipamentos de segurança como luvas e óculos

Não tente reacender os fogos que falham

Ingestão de bebida alcoólica e fogos não combinam

Não soltar fogos em locais fechados, próximo a pessoas, animais, veículos e rede elétrica

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: Soldado Macário