9 de setembro de 2025, 11:33
Corpo de Bombeiros atende ocorrência de vazamento de amônia em frigorífico de Propriá
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) atendeu na manhã desta segunda-feira (8) uma ocorrência de vazamento de amônia em um frigorífico localizado no município de Propriá. Uma guarnição do quartel que fica no município e uma equipe especializada em atendimento a ocorrências envolvendo produtos perigosos foram encaminhadas ao local. Oito funcionários passaram mal por conta da inalação do gás e precisaram ser encaminhadas ao hospital.
A guarnição de Propriá realizou o primeiro atendimento. “Fomos acionados por volta das 9 horas. Identificamos que se tratava de vazamento de amônia e acionamos nossa equipe especializada. Fomos informados que oito funcionários foram encaminhadas ao hospital. Isolamos o local e fizemos uma varredura em busca de outras possíveis vítimas, mas não havia mais ninguém. Além disso, ventilamos a área para dispersar o gás e orientamos que naquele momento nenhum procedimento para manutenção poderia ser realizado, por questão de segurança”, informou o subtenente Marcos Nascimento.
Segundo o tenente Silas Olímpio, o vazamento aconteceu na tubulação que transportava o gás, utilizado no processo de resfriamento de câmaras frias, sendo necessária a intervenção de uma equipe especializada nesse tipo de ocorrência. “Verificamos a concentração do gás no local e localizamos o ponto de vazamento. Por fim, orientamos a empresa sobre os procedimentos a serem adotados para que os reparos fossem feitos com segurança”, explicou.
O bombeiro alerta sobre a necessidade de cuidados nesse tipo de ocorrência. “São ocorrências que envolvem muitos riscos. O local deve evacuado ao primeiro sinal, o mais breve possível, e o Corpo de Bombeiros acionado para adotar todas as medidas de segurança necessárias. Esse tipo de ocorrência exige equipamentos de proteção específicos e ainda toda uma estrutura para descontaminação após o atendimento”, esclareceu.
Por conta do crescimento das estatísticas de ocorrências dessa natureza, o CBMSE está realizando desde o dia 25 de agosto o 1º Curso Operacional com Produtos Perigosos (COPP). A especialização é voltada nesse primeiro momento a militares da corporação. Os alunos do curso também participaram do atendimento à ocorrência em Propriá.
Por: ASCOM/CBMSE




