23 de fevereiro de 2023, 12:56

Corpo de Bombeiros atendeu 150 ocorrências durante o carnaval


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) atendeu 150 ocorrências durante o período do carnaval de 2023. Dentre elas, 16 foram atendidas por guarda-vidas que atuaram em vários locais no Estado: Aracaju (Atalaia, Coroa do Meio), Nossa Senhora do Socorro (Prainha), Lagarto, Estância, no baixo São Francisco e na barragem de Campo do Brito. Cerca de 90 guarda-vidas foram escalados extraordinariamente durante esse período.

“O Corpo de Bombeiros esteve presente nas principais áreas de banho do Estado. Foram realizadas 1090 prevenções, quando os guarda-vidas orientam as pessoas que estão em locais de risco a buscarem um local seguro para o banho. O Corpo de Bombeiros tem trabalhado muito na prevenção. No carnaval de 2022, foram registrados dois óbitos por afogamento. Esse ano tivemos um óbito em Santana do São Francisco. Com este do carnaval já são 11 óbitos por afogamento somente neste início de ano, sendo que cinco foram no rio São Francisco”, afirmou o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jairo Cruz.

O óbito registrado foi de uma vítima do sexo feminino no rio São Francisco, sábado (21). Durante a operação Carnaval, os guarda-vidas também atenderam 3 crianças perdidas, fizeram quatro atendimentos pré-hospitalares, dois resgates de pessoas que não conseguiam sair sozinhas da água e precisaram de ajuda dos bombeiros, um afogamento grau 1 (sem necessidade de atendimento médico), uma ocorrência de busca e salvamento de um velejador na praia do Jatobá (município da Barra dos Coqueiros), uma apreensão de rede de pesca em local de banho representando risco para a população e três reconhecimentos de área de risco.

Além das ocorrências de guarda-vidas, os bombeiros atenderam em todo o Estado no carnaval 66 ocorrências de busca e salvamento, 31 orientações via Ciosp (quando o bombeiro orienta o solicitante por telefone sem necessidade de deslocamento da guarnição), 20 incêndios em vegetação, oito incêndios urbanos, cinco atendimentos pré-hospitalares e quatro acidentes automobilísticos.

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: Tenente Acrux e soldado Macário