9 de maio de 2023, 08:55

Corpo de Bombeiros : Comemorações alusivas ao dia nacional dos bombeiros são finalizadas durante o “Sergipe de Todos”


Publicado em 05/07/2008

Olhos atentos e um seblante de apreciação e dúvida foram detalhes do comportamento do adolescente Cosme Santos, 12 anos, natural de Ribeirópolis, durante palestras ministradas pelos profissionais do Corpo de Bombeiros de Sergipe, durante mais uma edição do projeto do Governo do Estado “Sergipe de Todos”. O contentamento do jovem foi expressado em palavras após a atividade. “Gostei muito de vê os bombeiros de perto, eles são muito legais”, afirmou Cosme.

Os bombeiros, que comemoraram na quarta-feira, dia 2, a sua data de comemoração de existência em todo o País, estiveram  presentes em mais uma edição do “Sergipe de Todos. Desta vez, com um efetivo de 22 militares, os soldados do fogo demonstraram para a população de Ribeirópolis detalhes das atividades executadas pela Corporação. O evento serviu como finalização da programação festiva do Corpo de Bombeiros de Sergipe.

Verificação de pressão arterial, palestras sobre atendimento pré-hospitalar, esclarecimentos sobre o manuseio de botijões de gás (GLP), demosntração de técnicas de salvamento em altura com a utilização da escada magirus, exposição de equipamentos de proteção individual e a veiculação de vídeos, retratando cenas de ocorrências reais, foram os serviços proporcionados para a população local. O 1º tenente, Nadston Couto, enfatizou a importância da presença dos bombeiros no projeto. “Essa é uma chance de ficarmos mais perto da população do nosso Estado, principalmente do interior, proporcionando aos sergipanos informações ineretes a nossa profissão”, declarou o oficial.

O estudante do colégio estadual João XXIII, Max da Silva, 13 anos, foi mais um jovem que fez questão de passar no stand dos bombeiros. Sem nunca ter visto um bombeiro de perto, o adolescente confessa que ficou emocionado e impressionado com a grande quantidade de atividades desenvolvidas pelos militares. “Eu pensei que os bombeiros só apagavam fogo, mas hoje estou vendo que eles atuam em praias e rios, na prevenção de afogamentos, realizam resgates nas alturas, prestam serviços de emergência e muito mais. Eles são verdadeiros anjos que cuidam de todos nós”, disse Max.

Cobertura

O cidadão do município de Ribeirópolis, que está localizando no agreste sergipano, pode contar com os trabalhos do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sergipe, sediado em Itabaiana. O efetivo do Grupamento de Itabaiana é de 53 bombeiros. Em 2007, o 3º GBM atendeu a 2.309 ocorrências, das quais 226 foram acidentes automobilísticos e motociclísticos e 116 incêndios em comércio, residências e em matagais. Diariamente, dez militares ficam de plantão, dispondo de cinco viaturas operacionais, das quais três usadas para o combate a incêndio.

Clique aqui e veja o infográfico criado exclusivamente para o Dia dos bombeiros


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress