9 de maio de 2023, 11:29

Corpo de Bombeiros de Sergipe envia meios de combate a incêndio à Bahia para conter onda de violência


Publicado em 12/09/2009

O Corpo de Bombeiros adquiriu recentemente três equipamentos revolucionários em tecnologia de combate a incêndio. Trata-se de uma mochila portátil especializada em aproveitamento de névoa de água que deu uma nova capacidade de combate a incêndio em todo o mundo. Os produtos portáteis trazem reduções significativas no tempo de resposta, melhora a acessibilidade e o combate, ajudando assim no controle dos incêndios na fase inicial.

Esses equipamentos possuem tecnologia aerodinâmica avançada de aplicações de engenharia envolvendo fluxo de misturas líquido / gás, originalmente concebida no domínio da ciência de foguetes e, mais tarde, convertida para fins de combate a incêndio.

Com essa aquisição, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe dá um passo importante em busca de sua modernização, para se tornar uma organização reconhecida pela qualidade dos seus serviços e no uso de equipamentos de última geração para servir cada vez melhor à população sergipana.

Um fato não corriqueiro, porém, acompanhou a chegada dos novos equipamentos. Quando Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado da Bahia tomou conhecimento da aquisição, solicitou imediatamente ao comandante do CBMSE que enviasse, a título de empréstimo, um equipamento completo para que o Corpo de Bombeiros baiano pudesse dar uma pronta resposta aos incêndios, especialmente, em ônibus, alvos da violência que se alastrou em Salvador nas últimas semanas.

Sentindo o caráter de excepcionalidade, o Coronel Nailson Santos, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, atendeu ao pedido e salientou: “em momentos difíceis já fomos socorridos, agora é a nossa vez de socorrer. No ano de 2003, o Corpo de Bombeiros do Estado Rio de Janeiro enviou uma aeronave de combate a incêndio para debelar as chamas que destruíam o Parque Nacional Serra de Itabaiana e a Serra Cumprida” relembrou o Comandante.

O equipamento foi levado na tarde deste sábado (12) pelo soldado Humberto Macedo Sales, militar do Corpo de Bombeiros da PMBA e a partir de amanhã já estará pronto para operar.

Para o militar baiano, os Corpos de Bombeiros são uma grande família, por causa da solidariedade, uma marca comum a todos. “Com esse equipamento em uso vamos poder atender mais rapidamente os princípios de incêndios, visto que vários ônibus foram incendiados, nos últimos dias em Salvador”, comentou Humberto.

A onda de violência em Salvador deixou um triste rastro de destruição, com policiais feridos, postos de atendimentos aos cidadãos depredados ou alvejados por armas de fogo e, pelo menos, nove ônibus incendiados, um prejuízo incalculável para a sociedade brasileira que assiste perplexa aos ataques.