16 de maio de 2023, 09:14

Corpo de Bombeiros divulga balanço do carnaval 2016


Publicado em 11/02/2016

Guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) escaladas para fazer o trabalho preventivo das principais festas carnavalescas do estado registraram, no período de 05 a 09 de fevereiro, um total de 50 ocorrências. Foram 26 atendimentos pré-hospitalar e 24 resgates de vítimas de princípio de afogamento nas cidades de Aracaju, Pirambu, Itaporanga d’Ajuda, Neópolis e Telha. Outros municípios que receberam efetivo extra para garantir a segurança dos banhistas foram Cumbe (balneário) e Campo do Brito (barragem), nos quais não houve nenhum tipo de incidente.

A maioria dos atendimentos pré-hospitalar aconteceu na Festa do Rasgadinho, na capital, em que os socorristas do CBMSE atenderam 23 foliões, dos quais 19 foram vítimas de mal súbito, um por espancamento, um por escoriações e um por sangramento nasal. Outros três casos de mal súbito foram registrados em Neópolis (02) e Telha (01). Já os guarda-vidas atuaram no salvamento de nove vítimas de afogamento na prainha da adutora de Telha, cinco na praia de Pirambu, cinco na praia da Caueira (Itaporanga d’Ajuda), quatro em Neópolis (no Rio São Francisco) e uma na praia de Atalaia (Aracaju).

Os socorristas e guarda-vidas empregados no carnaval deram um apoio extra aos bombeiros que estavam em serviço de plantão operacional nos grupamentos e destacamentos da corporação, em escala ordinária. Os profissionais do CBMSE atuaram com prevenção a incêndios, atendimento pré-hospitalar, serviço de guarda-vidas e orientação aos banhistas, além de sinalizar os locais de maiores riscos de afogamento.