10 de maio de 2023, 10:09
Corpo de Bombeiros fecha planejamento operacional para o Carnaval 2011
Publicado em 03/03/2011
O Corpo de Bombeiros de Sergipe já definiu o planejamento operacional da corporação para atuar no Carnaval 2011. Serão 69 militares e 16 viaturas que vão trabalhar por dia no período de 4 e 8 de março nas cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros (Atalaia Nova, praia da Costa e Praia de Jatobá), Neópolis (povoado Saúde), Itaporanga D’Ajuda (Caueira), Estância (Abais) e Pirambu.
De acordo com o planejamento operacional, a missão do Corpo de Bombeiros no período será sinalizar e patrulhar as áreas de riscos em todas as praias, delimitarem as áreas de banho, orientar os banhistas e pilotos de embarcações de recreios, bem como jogos e acesso de veículos nas áreas de banho. Além de prestar os primeiros socorros em possíveis vítimas de mal súbito, insolação, e apoio às crianças perdidas, dando orientação ou conduzindo-as para atendimentos especializados.
Os militares também vão vistoriar e fiscalizar as áreas de eventos com o objetivo de prevenir possíveis incêndios e atuar em ocorrências de salvamentos durante todo o evento. Para isso, serão utilizados embarcações para realizar resgate de vítimas de afogamentos e resgate de vítimas fatais submersas.
ARACAJU – Para a capital os bombeiros têm previsão de grande concentração de banhistas em toda orla, porém sem atrações nas praias. À noite, as guarnições de salvamento e combate a incêndio do Quartel Central fará a prevenção em toda cidade. O efetivo diário será de um oficial, 16 guardas vidas e 2 tripulantes (jet-sky). A média de cobertura nas praias da capital é de um bombeiro a cada 1,5 km.
BARRA DOS COQUEIROS – Como a procura pelas praias desse município deverá ser intensa o número de viaturas, equipamentos e bombeiros serão proporcional ao tamanho do evento. Serão disponibilizados um veículo ABT (Auto Bomba Tanque), que ficará no posto da CPRV, uma LSA – Lancha Tubarão (Rio Sergipe), um JET-SKY e dois rádios HT.
Também será escalado um oficial, 8 guarda-vidas, 4 mergulhadores (lancha), 2 tripulantes (jet-ski) e 8 combatentes divididos em dois turnos. A distribuição de cobertura por quilômetro é de um bombeiros a cada 3,5 km na Atalaia Nova e 2 km na Praia da Costa.
