10 de maio de 2023, 10:11

Corpo de Bombeiros finaliza Curso de Resgate Técnico


Publicado em 03/06/2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No início da manhã desta sexta-feira, 3, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, através do Centro de Ensino e Instrução (CEI), finalizou as atividades referentes ao Curso de Resgate Técnico (CRT). As tarefas de conclusão aconteceram na ponte que liga a capital Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros e no lago da Ribeira, no município de Itabaiana. Na oportunidade foram realizados simulados de resgate com vítimas, utilizando técnicas de salvamento em altura.

O curso foi iniciado no dia 25 de maio deste ano com a participação de 11 bombeiros e três policiais militares, sendo concluído hoje com 11 alunos. De acordo com o coordenador das atividades, capitão Argolo, o curso teve como objetivo principal promover o aprimoramento técnico dos bombeiros capacitando-os a realizar buscas e salvamentos com a utilização de técnicas de salvamento em altura.

“Durante as atividades os participantes tiveram acesso a novos conhecimentos que possibilitarão a substituição da força braçal pelo uso de equipamento e técnicas que proporcionam um melhor desempenho durante o salvamento, com a redução do desgaste físico e com maior eficiência, além de possibilitar que apenas um militar realize a operação com sucesso”, destacou o oficial. As aulas aconteceram de forma integral, com aplicação teórica, prática e com avaliações realizadas periodicamente após cada técnica ensinada. As aulas teóricas foram ministradas no CEI e as aulas práticas na torre de treinamento localizada nas instalações do quartel do comando geral.

“Abordagem do salvamento em alturas associado ao atendimento pré-hospitalar proporciona uma maior capacidade aos nossos bombeiros, uma vez que permite fazer o resgate de pessoas, associado aos cuidados empregados no atendimento a vítimas traumatizadas ou com vitimas de compartimentação do corpo, em razão de ficar com algum membro do corpo preso por muito tempo” Conclui Argolo.