10 de maio de 2023, 09:31

Corpo de Bombeiros implanta comunicação via rádio em todas as suas unidades e viaturas


Publicado em 30/09/2010

O Corpo de Bombeiros de Sergipe já conta com uma comunicação via rádio integrada. Após investimentos na ordem de R$ 50.000,00 com verba da própria Instituição, foram implementados equipamentos em todas as unidades operacionais do Estado e nas viaturas de socorro e emergência utilizadas pela Corporação.

Os bombeiros não dispunham desse tipo de comunicação desde a sua emancipação há onze anos, quando na oportunidade se separou da Polícia Militar. A antena repetidora foi instalada na serra de Itabaiana, onde já existem equipamentos da Polícia Militar. De acordo com o gestor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), tenente BM Silvio Prado, a iniciativa dará mais agilidade ao atendimento das ocorrências. Todas as unidades e viaturas já contam com os equipamentos comunicadores. Com isso o tempo resposta de atendimento dos sinistros será reduzido, pois a comunicação de emergência via rádio é mais rápida e independe de sinal de telefonia celular, que tem uma cobertura ineficiente”, explicou Silvio.

Ainda de acordo com o oficial, a comunicação via rádio permite a troca de informações entre várias pessoas ao mesmo tempo e se trata de um sistema que demanda de menos custos aos cofres do Estado. “A iniciativa vai possibilitar a troca de informações entre todas as unidades operacionais ao mesmo tempo e a cobertura abrange todos os pontos do Estado. Ressaltamos que a comunicação via telefonia móvel será mantida e utilizada para tratar de assuntos administrativos”, finalizou.